Publicidade
Notícias | Região MAIS UMA OPÇÃO

Novo aplicativo gaúcho de transporte começa a funcionar na região

Com taxa fixa por corrida, Gat iniciou operação em Novo Hamburgo no dia 1º com 18 motoristas

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 07.12.2022 às 16:13

Um novo aplicativo de transporte de passageiros está funcionando na região desde o início do mês. Criado em Caxias do Sul, em março deste ano o Gat passou a atuar e expandiu a operação para a região metropolitana em setembro. Em todo o estado, são 1.300 motoristas e 12 mil passageiros cadastrados.

Aplicativo de transporte GAT começa a operara na região
Aplicativo de transporte GAT começa a operara na região Foto: Matheus Chaparini/GES-especial
Na região de Novo Hamburgo, que compreende também Estância Velha, Ivoti e Campo Bom, o funcionamento iniciou no dia 1º de dezembro. São 18 motoristas cadastrados e a meta é chegar a 70 até o fim do ano. O aplicativo funciona de forma semelhante aos mais conhecidos do mercado, como Uber e 99. o principal diferencial é em relação às taxas cobradas dos motoristas. No Gat, a taxa é fixa, de um real por corrida.

O aplicativo surgiu de um grupo de ajuda mútua de motoristas que atuavam por outros aplicativos, como Uber e 99.

“Os outros aplicativos às vezes descontam quase metade do valor da corrida. Cobramos uma taxa que é só para fazer a manutenção do aplicativo. Eles nasceu a partir de um grupo de motoristas, para ajudar os motoristas”, afirma o responsável pelo aplicativo na região metropolitana, Isaías Bolner Júnior.

 

O cadastro, tanto para motorista, como para passageiro, é feito diretamente pelo aplicativo. No caso do passageiro, é necessário informar nome completo, telefone, CPF e incluir uma foto. Para motoristas, as exigências são semelhantes às dos demais aplicativos: endereço, CPF, atestado de bons antecedentes e documento do veículo são algumas das exigências.

São aceitos veículos fabricados a partir de 2011. Em 2023, a regra será atualizada para aceitar carros a partir de 2012.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, pix ou por cartão. O pagamento com cartão é feito diretamente com o motorista, por meio de máquina. A partir de janeiro, deve ser incluída a possibilidade de pagamento por cartão diretamente no aplicativo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual