Publicidade
Notícias | Região PREVENÇÃO

Trensurb amplia medidas para evitar furtos de cabos na região

Nesta terça-feira (6) foi feito o fechamento das canaletas por onde passam os cabos com a instalação de placas de concreto, no trecho entre as estações Sapucaia e Unisinos

Por Da redação
Publicado em: 07.12.2022 às 03:00 Última atualização: 07.12.2022 às 09:26

Para execução de mais medidas de contenção para evitar danos e furtos a cabos de sinalização do metrô, a Trensurb fez alterações na sua operação ontem. Das 9h às 16h, dois carrosséis foram utilizados com transbordo na Estação Sapucaia: um entre as estações Mercado e Sapucaia, outro entre as estações Sapucaia e Novo Hamburgo, sendo necessário fazer o transbordo na Estação Sapucaia para aqueles que desejarem seguir o trajeto.

Canaletas por onde passam os cabos foram fechadas
Canaletas por onde passam os cabos foram fechadas Foto: Divulgação/Trensurb

Conforme a empresa, o carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta dos trens. Normalmente, a Trensurb opera com carrossel único entre as estações terminais Mercado e Novo Hamburgo, porém a estratégia de dois carrosséis separados foi utilizada para permitir a manutenção dos intervalos normais no trecho que não foi afetado pela execução dos serviços na via. No período de execução dos serviços, os intervalos entre trens foram normais, de 12 minutos, no trecho Mercado-Sapucaia, e de 20 minutos no trecho Sapucaia-Novo Hamburgo. Nos demais horários, a operação seguiu normalmente.

A comunicação da empresa explicou que nesta terça-feira foi feito o fechamento das canaletas por onde passam os cabos com a instalação de placas de concreto, no trecho entre as estações Sapucaia e Unisinos. A contratação da instalação das placas de concreto tem investimento de R$ 664,4 mil.

Outros serviços

O serviço deve continuar sendo realizado gradativamente, conforme os cabos furtados ou danificados vão sendo recuperados. “Além disso, a empresa instalou concertina nos muros de vedação para dificultar o ingresso na via, fez a poda da vegetação em trechos críticos para facilitar a visualização da via, realiza rondas da segurança metroviária buscando coibir os furtos e tem buscado atuar de forma integrada aos diversos órgãos de segurança pública no sentido de evitar furtos e também a ação dos receptadores desses materiais”, informou a comunicação, sobre as outras ações que vêm sendo feitas para evitar os furtos.

Do início do ano até o dia 8 de novembro, foram anotadas 112 ocorrências de furtos de cabos, de acordo com a Trensurb. Somente em julho, foram 23 registros, sendo que o trecho mais afetado é justamente entre as estações Sapucaia e Unisinos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual