Publicidade
Notícias | Região 'GEMINÍDEAS'

Pico da última chuva de meteoros de 2022 pode ser observado durante a noite desta terça-feira

Fenômeno se estende durante a madrugada de quarta-feira (14); quem observar o céu poderá enxergar, a olho nu, de 30 a 40 meteoros por hora

Por Nadine Funck
Publicado em: 13.12.2022 às 20:45 Última atualização: 13.12.2022 às 20:55

O pico da chuva de meteoros Geminídeas, última de 2022, ocorre entre a noite desta terça-feira (13) e a madrugada de quarta-feira (14). O fenômeno se repete no mesmo período todos os anos, de acordo com o professor Fernando Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara. "Em todo mundo pode ser vista [a chuva], que produzirá uma média de 30 a 40 [meteoros] por hora", explica Jung. 

Chuva de meteoro Geminídeas
Chuva de meteoro Geminídeas Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller &Jung

Ainda conforme o professor, o nome 'Geminídeas' se refere à entrada do fenômeno no planeta, que acontece próximo à constelação de gêmeos. A chuva ocorre até o fim de dezembro, mas vai diminuir gradativamente. Não se tem como prever se, neste ano, o fenômeno astronômico será de maior proporção em comparação ao de 2021.

Ao vivo

O Observatório Espacial Heller & Jung realiza uma transmissão ao vivo do céu em Taquara, no Vale do Paranhana, para quem quiser assistir pelo YouTube. Confira:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual