Publicidade
Notícias | Região REGIÃO

Começam as obras da sede própria do Batalhão da Brigada Militar de Sapucaia

Construção, no valor de R$12 milhões, será feita pelo Estado como contrapartida pelo apoio prestado pela prefeitura para a construção do presídio na cidade

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 27.12.2022 às 06:58 Última atualização: 27.12.2022 às 06:59

Um desejo antigo e uma promessa do Governo Estadual pelo apoio da prefeitura para a construção do presídio na cidade, a sede própria da Brigada Militar de Sapucaia do Sul começou a sair do papel na semana passada. Na última quarta-feira (21) uma cerimônia marcou o início das obras do novo quartel do 33° Batalhão de Polícia Militar (33°BPM), Batalhão Irmãos Murussi.

O prédio, na Rua Modesto Dias, no bairro Nova Sapucaia, será erguido totalmente com recursos do Estado. Deverão ser investidos cerca de R$12 milhões na construção do espaço, com 2,5 mil metros quadrados. A previsão é de entrega da obra em 18 meses.

Previsão é concluir a obra da sede própria em 18 meses
Previsão é concluir a obra da sede própria em 18 meses Foto: Gênesis Teixeira/Divulgação PMSS

Até lá, o batalhão continuará atendendo na Rua Lindolfo Collor, 66 no Centro, onde está, em espaço alugado pela prefeitura, desde outubro de 2019. A busca por um endereço temporário há três anos se fez necessária uma vez que a proprietária do prédio onde a BM estava há mais de 17 anos, na Avenida João Pereira de Vargas, não renovou o contrato mantido com o município.

A atividade que marcou o começo das obras da sede própria da BM, na última semana, contou com a presença do comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Leandro Oliveira da Luz, além do comandante do 33° BPM, o tenente-coronel Luiz Felipe Medeiros dos Santos e do prefeito Volmir Rodrigues.

“Para nós é um momento de felicidade dar início a esta obra importante, da construção de um modelo de quartel para a nossa Brigada Militar”, diz Rodrigues. Segundo ele, a construção de uma nova delegacia de polícia, uma outra promessa do Estado como contrapartida pelo presídio sapucaiense, também deverá ter início em breve. “Já há uma empresa vencedora da licitação. Estamos confiantes para que no início do ano comece a construção, que será ao lado de onde hoje é a 1ª Delegacia de Polícia (no bairro Santa Catarina), em um espaço que foi doado para o Estado”, adianta o prefeito.

Projeto bem pensado 

Comandante do 33° BPM, o tenente-coronel Luiz Felipe Medeiros dos Santos, também está satisfeito com o começo das obras da nova sede do batalhão. “Agora teremos um espaço que efetivamente atende nossas necessidades específicas. A Brigada Militar está desde a década de 60 na cidade e nunca teve sua sede própria, sempre dependendo do Executivo para alugar imóveis adaptados à nossa realidade”, analisa.

Conforme ele, o novo espaço deverá contar com quadra poliesportiva, academia, linha de tiro, para realização de treinamentos, auditório para mais de 200 pessoas e estacionamento. “Hoje deixamos as viaturas que não estão trabalhando na rua”, conta. Conforme o coronel, outro ponto positivo da nova sede é a localização.

“É uma área central, próxima aos principais eixos, como a RS-118”, comenta. “Foi um projeto bem pensado, uma sede adequada, que atende a todas as nossas necessidades e que certamente refletirá na autoestima dos nossos policiais”, afirma. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual