Publicidade
Notícias | Região OPERAÇÃO CONJUNTA

Foragido de facção do Vale do Sinos é capturado em praia de Santa Catarina

Com base em Novo Hamburgo, procurado foi surpreendido por PMs na tarde desta terça-feira à beira-mar de Balneário Camboriú

Por Silvio Milani
Publicado em: 27.12.2022 às 22:11 Última atualização: 27.12.2022 às 22:51

Um membro influente da facção Os Manos, do Vale do Sinos, foi capturado na tarde desta terça-feira (27) em Balneário Camboriú, no litoral catarinense. O foragido conhecido como Tiano, de 45 anos, estava à beira-mar na Avenida Atlântica, por volta das 16 horas. Com casa no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, ele era procurado desde janeiro de 2020, por meio de mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Estadual de Processos e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro de Porto Alegre.

Foragido foi preso na tarde desta terça-feira, ele estava à beira-mar na Avenida Atlântica
Foragido foi preso na tarde desta terça-feira, ele estava à beira-mar na Avenida Atlântica Foto: Polícia Militar de Santa Catarina


A Polícia Militar de Santa Catarina, em operação conjunta com a Brigada Militar do Vale do Sinos, reconheceu Tiano quando deixava a faixa de areia em direção a um restaurante. Ele não reagiu. Foi levado ao Presídio Regional de Camboriú, onde aguardará remoção para o sistema prisional gaúcho. Natural de Santa Cruz do Sul, mudou-se para Novo Hamburgo na década de 1990. É considerado homem de confiança das principais lideranças da facção.

Começo na região foi por Estância Velha

Tiano tem vasto histórico de crimes nos vales do Sinos e Caí, além de outras cidades da região metropolitana. Começou em janeiro de 1996, em Estância Velha, com roubo à mão armada ao comércio, onde seguiu com outro assalto, desta vez com lesões, seis meses depois. Em janeiro de 1998, conseguiu fugir do Presídio Central (atual Cadeia Pública de Porto Alegre) e foi capturado em abril do mesmo ano na Rua Silvio Gilberto Christmann, bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

Assalto a banco em Novo Hamburgo

Em janeiro de 2001, já livre, participou de assalto a posto bancário na Rua Marcílio Dias, no Centro de Novo Hamburgo. Em agosto de 2006, foi preso com arma em Esteio e, em janeiro de 2009, indiciado por roubo a comércio na Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Novo Hamburgo. Entre outras acusações, em junho de 2013, teria participado de assalto a banco no Centro de Pareci Novo. Dois meses depois, era detido por direção perigosa no bairro Genuíno Sampaio, em Campo Bom.

A última detenção foi em outubro de 2017, na Rua São Jerônimo, bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo, com objetos suspeitos não revelados pela Polícia. Depois disso, ficou foragido. O mandado cumprido nesta terça tem validade até 18 de dezembro de 2037.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual