Publicidade
Notícias | Região REGIÃO

Após 40 anos de espera, começa a pavimentação em estrada da área rural de Sapucaia

Com verbas estadual e municipal, trecho da Avenida Justino Camboim será asfaltado

Publicado em: 18.01.2023 às 03:00 Última atualização: 18.01.2023 às 07:39

Um ano depois de o governo estadual liberar verba através do programa Pavimenta RS, Sapucaia do Sul iniciou, esta semana, as obras de pavimentação de parte da Avenida Justino Camboim e da SPC-200, sonho antigo da comunidade local.

Máquinas já iniciaram retirada de terra e vegetação da estrada, principal via da área rural da cidade
Máquinas já iniciaram retirada de terra e vegetação da estrada, principal via da área rural da cidade Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

O asfaltamento se estenderá a partir da Rua Jaime Oscar da Silva, no final do Loteamento Recanto dos Jardins, bairro Lomba da Palmeira, onde inicia o trecho de estrada de chão, até próximo da Escola Municipal Alfredo Adolfo Cassel. Para a obra, o Palácio Piratini aplicou R$ 2 milhões e a prefeitura sapucaiense outros R$ 2 milhões. A contrapartida exigida era de 20%, mas a administração municipal resolveu aplicar mais e fez um projeto maior para o local.

No total, conforme o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, serão 4,1 mil metros pavimentados, contemplando a área rural do município. "Vamos aportar mais recursos, porque entendemos que é uma obra importantíssima, sonhada há mais de 40 anos. Com ela, nós vamos desenvolver o turismo rural. Temos produtores que investem em suas plantações, empresários que investiram em áreas de lazer. Lá, vai ser o futuro do nosso centro turístico", ressaltou Rodrigues. A previsão inicial é de que a obra seja concluída em 6 meses, a depender das condições climáticas.

Na segunda-feira, o ato de início dos trabalhos contou com café da manhã e as presenças do prefeito em exercício, Machado da Vitória, de secretários municipais e da comunidade local. Ontem, equipes da Pavicon já estavam realizando serviços, como marcação das margens da estrada, e máquinas já faziam a retirada de terra e vegetação de alguns pontos.

"Vai melhorar muito"

Presidente da Associação Rural de Sapucaia do Sul e morador da comunidade, Libano Flores de Oliveira, 71 anos, comemora que a obra, tão aguardada, finalmente começou. "Há 40 anos a gente espera por isso", lembrou, citando que a poeira em dias secos e o barro que se forma em dias chuvosos, atrapalham a todos.

"Essa obra vai melhorar o trânsito, vai melhorar o fluxo de pessoas para cá, porque tem muita gente que vem passar o fim de semana aqui no Morro (Sapucaia), motociclistas, ciclistas, pedestres", comentou. "Tem muitas plantações, mas é difícil de sair com o que se colhe daqui. Agora, com a estrada, vai melhorar muito para Sapucaia, porque é uma das poucas cidades da região que tem uma área rural", destacou.

Com comércio na beira da estrada e há 30 anos com moradia no local, Jane da Fonseca, 56, é mais comedida e prefere esperar para quando a obra ficar pronta. "Pelo tempo que estamos aí, criamos uma expectativa", justifica. "Temos um comércio pequeno, já pensei em colocar uma lancheria, um açougue, mas não dá porque esse pó afeta muito. Espero que (a pavimentação) dê certo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual