Publicidade
Notícias | Região INVESTIGAÇÃO

IGP faz nova perícia em passarela que desabou em camping de Sapiranga

Queda aconteceu no último domingo, na localidade de Picada Verão. Um homem morreu, e quatro pessoas ficaram feridas

Publicado em: 16.02.2023 às 13:09 Última atualização: 16.02.2023 às 13:15

Dois peritos criminais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) estiveram no camping Paraíso Verde, em Sapiranga, nesta quarta-feira (15), para coletar amostras de cabos de aço que sustentavam a passarela que despencou no último domingo. A queda da estrutura deixou um homem morto e quatro pessoas feridas. O material será analisado junto aos vestígios coletados na primeira perícia, com o objetivo de determinar as causas do desabamento. O laudo pericial deve ficar pronto em aproximadamente 60 dias.

IGP faz nova perícia em passarela que desabou em camping de Sapiranga
IGP faz nova perícia em passarela que desabou em camping de Sapiranga Foto: IGP

A Polícia Civil aguarda o recebimento da análise do IGP para concluir a investigação. Por ora, já ouviu o responsável pelo camping e os sobreviventes, de 19, 21, 23 e 27 anos, que tiveram alta do hospital. Segundo o delegado Clóvis Nei, a família de Sapiranga havia chegado cedo à localidade de Picada Verão para aproveitar o domingo na propriedade. Gilmar Dias, de 50 anos, que faleceu no acidente, estava acompanhado da esposa, dos filhos e do genro. 

Conforme relato de testemunhas à Polícia, o grupo caminhava sobre a ponte pênsil de maneira espaçada, quando a estrutura veio abaixo. A esposa de Gilmar, que havia decidido ir na frente, foi a única que conseguiu atravessar a passarela, saindo ilesa. Os outros cinco caíram sobre um riacho, quase seco. Gilmar era o último da fila e acabou atingindo uma das margens, junto à entrada da ponte. A estrutura tinha cerca de 20 metros de extensão, e altura entre 6 e 8 metros.


Em relação ao camping, a Polícia apurou que o espaço estava em situação irregular. "Eles tinham esse empreendimento há algum tempo [cerca de um ano e meio]. Não tem alvará de funcionamento, não tem PPCI [Plano de Prevenção Contra Incêndio], e não tem nada de engenharia em relação à essa ponte", afirma o delegado Clóvis Nei.

Queda de ponte pênsil em Sapiranga
Queda de ponte pênsil em Sapiranga Foto: Sargento Jeferson Luis Pujol/CBM Dois Irmãos

Sobre a construção da passarela, a Polícia diz que o atual responsável desconhece os detalhes, já que a estrutura teria sido instalada antes que assumisse o camping. Também não havia, segundo apurou a investigação até o momento, manutenção periódica que garantisse a sustentação da ponte. Peritos do IGP adiantaram ainda que, no local, faltava sinalização indicando o peso máximo suportado pela passarela.

O caso é investigado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar), mas o delegado ressalta que aguarda o recebimento dos laudos de necropsia, lesão corporal e do local para concluir o inquérito.

Contraponto

A reportagem entrou em contato com o camping Paraíso Verde, que não se pronunciou sobre as irregularidades envolvendo o local. O espaço segue aberto para manifestação.

Pelas redes sociais, ainda no domingo, o estabelecimento lamentou o ocorrido, se solidarizou com os familiares das vítimas e afirmou que colabora com as autoridades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual