Publicidade
Notícias | Região RIO GRANDE DO SUL

GOLPE DOS NUDES: Celulares encontrados dentro de penitenciárias ostentam imagens de extorsão praticada no País

Polícia Civil fez buscas em Charqueadas, Porto Alegre e Sapucaia do Sul na última quinta-feira

Publicado em: 02.06.2023 às 16:06 Última atualização: 02.06.2023 às 16:06

Mais uma etapa da Operação Cantina, que começou na segunda-feira (29) e investiga criminosos envolvidos no golpe dos nudes, ocorreu na última quinta (1º). Desta vez, a busca foi feita no interior de celas de penitenciárias do Rio Grande do Sul.

No decorrer do dia foram realizados: um mandado de busca na Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul; um mandado de busca na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas; e dois mandados de busca e prisão preventiva na Penitenciária Estadual de Porto Alegre. Conforme o delegado Rafael Liedtke, os detidos já cumprem pena pela prática de outros delitos e são apontados como sendo os principais executores das extorsões investigadas na operação. 

Ao todo, foram encontrados 30 celulares – sendo que 25 estavam na capital gaúcha. Os presos tentaram arremessar os aparelhos pelas janelas, mas foram detidos pela Polícia. 

Os dois alvos da capital, que possuem entre 22 e 27 anos, estavam com pelos menos dois aparelhos com as telas abertas, ostentando mídias relacionadas aos golpes dos nudes, praticados em 12 estados do Brasil.


GOLPE DOS NUDES: Celulares encontrados dentro de penitenciárias ostentam imagens de extorsão praticada no País
GOLPE DOS NUDES: Celulares encontrados dentro de penitenciárias ostentam imagens de extorsão praticada no País Foto: Polícia Civil

Em Charqueadas, os policiais efetuaram o cumprimento de mandado de busca na cela do homem apontado como principal liderança de uma das facções mais atuantes no tráfico de drogas no Rio Grande do Sul. O investigado, 40, inclusive cumpriu pena em Penitenciária Federal. No entanto, não estava com celulares.

No Vale do Sinos, em Sapucaia do Sul, a Polícia encontrou cinco aparelhos na cela do quarto alvo, de 25 anos. Ele é um dos homens que foi preso em uma operação que descobriu um arsenal de armas em Cachoeirinha, em outubro do ano passado.


A ação foi feita pela 2ª Divisão de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Din/Denarc) com o apoio da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Segundo o Liedtke, as informações só foram divulgadas nesta sexta-feira (2) em razão da necessidade e sigilo das diligências.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual