Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Instituto Rio Branco deve instalar passarela na Rua São Joaquim

Travessia vai ligar o prédio atual da instituição de ensino com um novo que está em construção, e que dará acesso ao ginásio

Publicado em: 06.06.2023 às 03:00 Última atualização: 06.06.2023 às 07:19

Um projeto que trará mais segurança aos estudantes e que modernizará trecho da Rua São Joaquim, no Centro de São Leopoldo. Assim deverá ser a instalação da passarela que ligará o atual prédio do Instituto Rio Branco ao novo, que já está em construção do outro lado da rua e que dará acesso ao ginásio da escola.

Estrutura vai ligar prédio atual do colégio ao futuro
Estrutura vai ligar prédio atual do colégio ao futuro Foto: Reprodução

A expectativa é de que a travessia seja erguida até outubro de 2024. O projeto tem como inspiração a passarela instalada em 2016 na Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, e que liga o câmpus da Unisinos com o Colégio Anchieta.

Antes de começar a sair do papel, a passarela leopoldense precisou de autorização da Câmara de Vereadores. Isso porque ela será a primeira instalada no perímetro urbano da cidade.

O projeto sobre a concessão de uso do espaço aéreo sobre o leito da Rua São Joaquim foi aprovado em duas votações e enviado para sanção do prefeito Ary Vanazzi no último dia 26 de maio.

De acordo com o coordenador administrativo financeiro do Instituto Rio Branco, Ricardo Dall'Olmo, a instalação da passarela faz parte de um projeto maior, que engloba ainda outras duas obras num investimento de cerca de R$ 7 milhões, e pensado para ser executado até outubro de 2026, quando a instituição completará 200 anos.

O que mais o projeto prevê

Além da passarela, o projeto contempla a construção de um prédio de quatro andares no terreno em frente ao instituto, a construção de novas salas onde atualmente funciona a escola e a ampliação de espaços como a biblioteca e o refeitório.

“Nossa escola cresceu muito, hoje temos 740 alunos e nossa meta, após as obras, é chegarmos aos mil estudantes”, comenta Dall’Olmo. Para ele, o projeto trará benefícios não somente à comunidade escolar do Rio Branco como também à cidade.

“A passarela vai modernizar este trecho da rua, já que além da travessia haverá uma calçada nova e todo um projeto de paisagismo”, adianta.

Ampliação e qualificação dos espaços da instituição

Diretora do Instituto Rio Branco, Taciana Feldmann Dall’Olmo também destaca a importância das obras. “O projeto todo tem como objetivo a ampliação dos espaços, mas também a qualificação dos espaços. Salas maiores e melhores. Ambientes projetados e específicos, para receber ainda melhor os estudantes e funcionários”, comenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual