Publicidade
Notícias | Região CHUVA VOLUMOSA

PREVISÃO DO TEMPO: Veja as regiões do RS que devem ser mais afetadas pelo ciclone extratropical

Fenômeno deve atingir o Rio Grande do Sul entre quinta e sexta-feira. Nível dos rios também pode ter elevação rápida

Publicado em: 14.06.2023 às 16:18 Última atualização: 14.06.2023 às 16:31

O ciclone extratropical previsto para atingir o Estado entre quinta (15) e sexta-feira (16) deve trazer volumes expressivos de chuva. Conforme novos dados da MetSul Meteorologia, as projeções são altíssimas para o curto período em que deve ocorrer a precipitação no Rio Grande do Sul

Os especialistas indicam que deve chover de 200 a 300 mm entre o sul de Santa Catarina e o nordeste do RS. "Grande parte dessa chuva deverá ocorrer entre a tarde e a noite de quinta e a primeira metade de sexta-feira", explica a meteorologista Estael Sias.


Chegada de temporal
Chegada de temporal Foto: Mateus Cherpinski / Especial

O fenômeno se forma entre São Paulo e Paraná, mas deve trazer maiores impactos aos estados do sul do País. O ciclone se aproxima muito da costa ao se deslocar de norte para o sul em trajetória anômala, segundo a MetSul. Isso eleva o risco de eventos de chuva muito forte a torrencial.

Os pontos no RS com maior risco de transtornos são as cidades localizadas nos Campos de Cima da Serra e no litoral norte. Em Torres, por exemplo, a projeção de chuva é de 293 mm para as próximas 72 horas.

"Nesse período de quinta para a sexta, entre a Serra gaúcha e catarinense serão horas seguidas de chuva forte com volumes muito altos em pouco tempo. O risco de deslizamentos de encosta, enchimento de rios será muito alto e rápido. Inundações repentinas poderão ocorrer nessas áreas e com potencial de ser entre a noite e a madrugada", expõe Estael.

A meteorologista também alerta para risco de desastre em áreas próximas como Criciúma, Turvo, Rondinha, Terra de Areia, Cambará do Sul, Mampituba, Gramado e áreas adjacentes.

E na região metropolitana?

Na grande Porto Alegre, o cenário de maiores transtornos é previsto para os municípios entre os vales do Sinos e o Paranhana, "por conta da chuva forte nas cidades e também nos afluentes da bacia do Rio dos Sinos". Os gráficos do modelo WRF indicam volumes ao redor de 200 mm em Riozinho e 180 mm em Campo Bom.


Nível dos rios

Posteriormente, como resultado do alto volume de precipitação, os rios "poderão ter elevação rápida na medida em que a água escoar". Estael alerta para o Rio dos Sinos, o Rio Canoas, o Rio Araranguá, o Rio Pelotinhas, o Rio Tainhas, o Rio Tubarão, entre outros da região.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual