Publicidade
Notícias | Região CLIMA

Defesa Civil leopoldense emite alerta para chuva excessiva na região

Instabilidade é provocada pela formação de um ciclone extratropical; Veja os contatos para casos de emergência

Publicado em: 15.06.2023 às 13:37 Última atualização: 15.06.2023 às 13:37

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta para chuvas excessivas e persistentes para a Região do Vale do Sinos. Com isso, também existe a possibilidade de transtornos associados aos elevados volumes entre esta quinta e sexta-feira (15 a 16 de junho). A chuva é provocada pela formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Alerta da Defesa Civil é de chuva excessiva para a região
Alerta da Defesa Civil é de chuva excessiva para a região Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Diante dessa situação o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, determinou para as equipes da Superintendência da Defesa Civil, do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), das secretarias municipais de Obras e Viação (Semov), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), das subprefeituras da Zona Leste (Seleste) e Norte (Senorte) que fiquem de sobreaviso para o caso de alguma ocorrência.

Previsão

A previsão é de que na quinta-feira (15), as chuvas se espalhem para a maioria das regiões gaúchas e ocorram com fraca a moderada intensidade na metade Norte, trazendo risco para elevados acumulados entre a Serra e o Litoral Norte até o final do dia. Em São Leopoldo, os termômetros devem variar de 13°C a 17°C.

Já na sexta-feira (16), a formação de um ciclone extratropical perto da costa Nordeste do estado canaliza a umidade do oceano e mantém as chuvas constantes sobre o Nordeste e Leste gaúcho. Na Serra e Litoral Norte, há risco de transtornos por conta dos elevados acumulados de chuva que devem chegar aos 150 milímetros (mm). Os ventos causados por esse sistema favorecem as rajadas dos 70 aos 90 km/h nessas regiões, trazendo o risco de ressaca no litoral.

Emergência

A Defesa Civil leopoldense atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Além do (51) 2200.0633, que funciona somente em horário comercial. De acordo com a prefeitura, qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo, a população pode buscar auxílio por estes canais.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual