Publicidade
Notícias | Região MOBILIZAÇÃO

Sobe para seis o número de prefeituras que já decretaram emergência por causa do ciclone extratropical

Medida pode facilitar acesso a recursos e assistência à população e para a infraestrutura das cidades

Publicado em: 16.06.2023 às 18:05 Última atualização: 16.06.2023 às 18:48

Ao longo do dia, à medida que as Defesas Civis municipais contabilizavam os prejuízos e o alcance dos alagamentos provocados pelo ciclone extratropical, prefeituras da região começaram a decretar situação de emergência.

Até o final da tarde desta sexta-feira (16), seis prefeituras já decretaram ou anunciaram que irão decretar situação de emergência. A medida pode facilitar o acesso a recursos para assistência à população.

Muro do hospital de Taquara caiu sobre carros, mas ninguém ficou ferido
Muro do hospital de Taquara caiu sobre carros, mas ninguém ficou ferido Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

No Vale do Sinos, as prefeituras de Ivoti, Nova Hartz e Sapiranga já adotaram a medida. No Vale do Caí, São José do Hortêncio e Feliz. Já no Vale do Paranhana, Taquara.

Em Ivoti, o prefeito Martin Kalkmann decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade ainda pela manhã.

Nova Hartz formalizou a medida à tarde. Conforme o documento assinado pelo prefeito Flávio Foss, a instabilidade causou prejuízo nas vias públicas, no comércio e nas residências.

Em Sapiranga, o decreto foi anunciado no fim da tarde. Conforme a prefeitura, foram quase 200 mm de chuva registrados, o que provocou alagamentos na área do Centro, Centenário, Porto Palmeira e Floresta. Também houve deslizamentos de terras nas localidades de Picada São Jacó e Picada Verão. 

São José do Hortêncio também decidiu pelo decreto na tarde desta sexta. De acordo com a prefeita Ester Elisa Dill Koch, a partir da medida será possível fazer despesas extraordinárias e manter as equipes mobilizadas e preparadas para o auxílio e socorro às famílias impactadas.

O prefeito de Feliz, Junior Freiberger, decretou situação de emergência no município no final desta tarde, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenadoria de Defesa Civil nas ações de resposta à enchente com o objetivo de facilitar os atos de assistência à população afetada.

Em Taquara, a Prefeitura anunciou que irá publicar o decreto ainda nesta sexta. Conforme levantamento preliminar da Defesa Civil, ao menos duas pontes sofreram danos em sua estrutura. Aproximadamente 50 pessoas foram socorridas pelos Bombeiros com apoio da prefeitura.

“Algumas pessoas ficaram ilhadas no interior, com as estradas interditadas pelas águas da chuva. Tivemos danos em ruas, com muitos buracos abertos. Vamos levar alguns dias até retomar a normalidade”, destacou a prefeita Sirlei Silveira. A gestora adianta que a prefeitura irá reconstruir o muro do Hospital Bom Jesus, que desabou, o mais rápido possível.

*Com informações das assessorias de comunicação das prefeituras

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual