Publicidade
Notícias | Região CICLONE EXTRATROPICAL

Rio dos Sinos sai do leito em Novo Hamburgo; ciclone já deixou 135 desabrigados na cidade

Depois de alagamentos em áreas da Santo Afonso e Canudos, Vila Integração, em Lomba Grande, é atingida pelas águas do Rio dos Sinos

Publicado em: 16.06.2023 às 20:30 Última atualização: 16.06.2023 às 23:40

Os cerca de 200 milímetros que choveram em Novo Hamburgo entre quinta (15) e sexta-feira (16) deixaram 135 pessoas desabrigadas até a noite desta sexta (16). A área mais atingida foi a Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, próximo da Casa de Bombas. Ainda foram afetadas famílias das Vilas Getúlio Vargas e Kipling, no Canudos. Mas a situação deve se agravar.

Na noite desta sexta (16), o Rio dos Sinos saiu do leito na cidade, chegando a 6,80 metros e atingindo a Vila Integração, em Lomba Grande. O nível normal oscila entre 2,50 metros e 3 metros. A partir de 6 metros chega na Prainha, junto ao Balneário Vitor Mateus Teixeira. A partir de 6,15 metros atinge o Porto Satiro, em Lomba, e acima de 6,30 metros, a Vila Integração.

A reportagem do Grupo Sinos esteve na noite desta sexta-feira (16) na Vila Integração. A água já atingia ruas do local, mas não casas ainda. Moradores do entorno das Ruas Alcido Osmar Klein na esquina da Arnoldo Schmidt contam que o rio saiu do leito às 17h e está subindo rápido. Eles se mobilizam para elevar móveis e organizá-los, mas não pretendem sair de casa neste momento, devendo ficar em vigília à noite.

Moradora na Rua Alcido Osmar Klein, Joansa Schorn, 27 anos, planejava o que fazer com sua família na noite desta sexta. "Estou com meus pais, que moram no Santo Afonso e tiveram a casa inundada, trouxe eles para cá, e agora a água está subindo aqui", conta. Ela diz que outros vizinhos já tinham começado a retirar pertences de dentro de casa.

Moradores mais antigos lembram da cheia que ocorreu em 2013, quando a água subiu com força e expulsou dezenas de família das casas. A expectativa, segundo a experiência dos moradores da Vila Integração, é de que dessa vez o leito do rio suba rapidamente de novo. 

Por ali também vivem trabalhadores venezuelanos, que estão passando pela primeira vez pela cheia do rio. Moradores mais antigos da vizinhança davam conselhos e prestavam ajuda aos imigrantes. 

Engenheiros da Prefeitura estimam que o pior momento da cheia deve ser no domingo (18), quando o rio deve atingir o ápice. Para os moradores da Vila Integração, esta cheia deve se comparar a de 2013.

Desabrigados são levados para Base de Ações Comunitárias Integradas do bairro Santo Afonso
Desabrigados são levados para Base de Ações Comunitárias Integradas do bairro Santo Afonso Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo

As famílias que tiveram casas alagadas e não se hospedaram em familiares ou amigos estão sendo levadas para a Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) do Santo Afonso, na Rua Buenos Aires, 217. No entanto, plano de contingência da Defesa Civil Municipal conta com três outros locais no Canudos, Lomba Grande e Kephas para servirem de abrigos, além de escolas e igrejas, caso seja necessário.

Em entrevista à Rádio ABC.103.3 FM no começo da noite, a prefeita Fatima Daudt observou ainda que encostas são sempre uma preocupação da Prefeitura, que realizou vistorias hoje, especialmente na região do Kephas.

*Colaborou: Igor Müller e Susana Leite


Água já invadia ruas na Vila Integração na noite de sexta-feira (16)
Água já invadia ruas na Vila Integração na noite de sexta-feira (16) Foto: Susana Leite/GES-Especial

Doações e contatos da Defesa Civil

Doações para as vítimas das chuvas em Novo Hamburgo devem ser levadas à Fenac, na Rua Araxá, nº 505, das 9h às 18h. O que mais é necessário neste momento são colchões, cobertores, material de higiene pessoal e material de limpeza.

Em caso de emergência os contatos da Defesa Civil são (51) 3587-7863 e (51) 3097-9408 ou Corpo de Bombeiros (193). Plantão: 99707-9954, 98058-9979, 98013-9178, 99920-8131 e 99467-6568.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual