Publicidade
Notícias | Região HISTÓRICO

EFEITO DO CICLONE: Rio dos Sinos registra a maior cheia em 10 anos

Marca é a maior desde enchente histórica de 2013

Publicado em: 19.06.2023 às 21:25 Última atualização: 20.06.2023 às 12:04

A chuvarada que atingiu o Rio Grande do Sul em decorrência de um ciclone extratropical no fim da semana passada fez com que o Rio dos Sinos atingisse o maior nível de água em 10 anos. Com isso, o Vale do Sinos registra a maior cheia da década, superando os números de 2015 e 2016 do Super El Niño. A enchente atual, conforme as leituras das réguas de medição do vale e estatística histórica, é a maior desde a de agosto de 2013 que foi de grandes proporções.


Enchente no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na tarde de domingo (18)
Enchente no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na tarde de domingo (18) Foto: Igor Müller/GES-Especial

Dados da Defesa Civil e da Comusa, empresa de saneamento de Novo Hamburgo, indicam o nível do Rio dos Sinos estabilizou nesta segunda-feira (19), embora tivesse pequenas oscilações durante o dia em Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo.


O nível do rio chegou a 8,03 metros, o maior em 10 anos em Novo Hamburgo. Depois de permanecer estável por três horas, em 8,02 metros entre as 5h29 e 9 horas desta segunda-feira, o nível do Rio dos Sinos subiu mais um centímetro na medição das 9 horas na estação de captação de água bruta da Comusa.

Com 8,03 metros, é o maior nível desde a enchente histórica de 2013, quando chegou a 8,22 metros.

No entanto, em nova medição no começo da noite desta segunda-feira, o nível da água em Novo Hamburgo estava com 8,02 metros na régua da Comusa, um centímetro a menos que na leitura das 17 horas que estava estável desde 9 horas.

Em Campo Bom, o nível do Rio dos Sinos começou a baixar nesta segunda, marcando 7,56 metros às 15 horas. Às 17 horas do domingo (18), a medição chegou ao máximo de 7,60 metros. Sinalização que as águas começam a baixar, embora o nível siga altíssimo, nesta terça entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.

A tendência entre esta terça e a quarta é de o Rio dos Sinos baixar em Campo Bom, São Leopoldo e Novo Hamburgo, mas deve seguir subindo na parte mais ao Sul da bacia entre Esteio e Canoas, antes de desaguar no Guaíba, em Porto Alegre.

Conforme a Metsul Meteorologia, a chuva prevista para quarta-feira (21) não deve causar novos transtornos. Como os volumes de chuva não tendem a ser altos, a tendência é que os rios sigam baixando nos próximos dias, embora permaneçam com os seus níveis altos. Os especialistas destacam que a população não deve se preocupar com repique de cheias.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual