Publicidade
Notícias | Região CASO É INVESTIGADO

Criança que morreu após se engasgar com lanche chegou em parada cardíaca no hospital de Lajeado, diz médico

Menino de dois que morreu após se engasgar com lanche na escola teve parada cardíaca

Publicado em: 23.06.2023 às 18:47 Última atualização: 23.06.2023 às 20:49

menino de dois anos que morreu na madrugada desta sexta-feira (23) após se engasgar enquanto comia um pão de queijo na escola particular que frequentava, o Colégio Santa Teresinha, no Centro de Campo Bom, sofreu uma parada cardíaca antes de falecer. O relato é do médico e coordenador da emergência do Hospital Bruno Born, Guilherme Carmo, que atendeu a criança quando ela chegou em Lajeado, na noite de quinta-feira (22).


Hospital Bruno Born | Jornal NH
Hospital Bruno Born Foto: Divulgação/Hospital Bruno Born


Conforme Carmo, a parada cardíaca teve início ainda enquanto o menino era transportado do Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, para a instituição lajeadense. Diante do caso, a equipe que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel decidiu seguir com a viagem, mas realizando o atendimento necessário no veículo. "Chegou em parada cardíaca", lembra o médico.

A transferência hospitalar era necessária para que o paciente pudesse ser internado em um leito de UTI pediátrica, ala que não existe na casa de saúde de Campo Bom. 

No entanto, devido ao estado de saúde em que a criança chegou no hospital, ela foi encaminhada diretamente para o setor de emergência. "Foi feito todo o protocolo de reanimação", destaca o médico. O menino, contudo, não resistiu. 

Carmo não relata quanto tempo duraram os procedimentos.

O caso

Conforme o Corpo de Bombeiros do Campo Bom, o atendimento foi acionado por volta das 15h30 da quinta-feira (22). A corporação relata que quando chegaram na escola, as professoras já estavam com a criança no corredor e tentavam salvá-la, porém a vítima estava desacordada. A equipe de resgate, então, iniciou a Manobra de Heimlich (para desengasgo) e levou-o para o hospital.

Esse era o primeiro ano do menino com síndrome de Down na escola, que recebe alunos a partir da idade dele. Segundo a direção, ele fazia parte da turma do maternal, que contava com 12 alunos.

O delegado Rodrigo Camara, titular da Delegacia de Polícia de Campo Bom, afirma que "um inquérito policial para apurar o caso e a circunstância dos fatos".

Despedida

O corpo da criança será velado a partir das 19 horas desta sexta-feira (23) no Jardim da Memória, em Novo Hamburgo. O enterro ocorrerá no sábado (24), às 15 horas.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual