Publicidade
Notícias | Região POLÍCIA INVESTIGA O CASO

Diretora de escola de Campo Bom fala sobre morte de criança de dois anos após se engasgar com lanche

Era o primeiro ano do menino no Colégio Santa Teresinha; aluno comia pão de queijo quando se engasgou

Publicado em: 23.06.2023 às 13:41 Última atualização: 23.06.2023 às 13:54

No início da tarde desta sexta-feira (23), a direção da Colégio Santa Teresinha falou sobre a morte do menino de dois anos que estudava na escola. A criança morreu na madrugada desta sexta-feira (23) após se engasgar na hora do lanche, na tarde da quinta-feira (22), no educandário que fica no Centro de Campo Bom.

Criança de dois anos morre após se afogar com lanche da escola em Campo Bom | Jornal NH
Criança de dois anos morre após se afogar com lanche da escola em Campo Bom Foto: Reprodução/Google Maps


Esse era o primeiro ano do menino com Síndrome de Down na escola, que recebe alunos a partir da idade dele. Segundo a direção, ele fazia parte da turma do maternal.

Segundo a diretora Carla Juliana Mônaco por volta das 15h30, a criança se alimentava na sala com os demais colegas. A turma tinha cerca de 12 alunos. “Ele estava comendo um pão de queijo que trouxe de casa, pois não fornecemos o lanche”, explica.

“A professora titular, a auxiliar e psicopedagoga da escola estavam no local no momento e logo perceberam que ele havia se engasgado e já começaram a fazer as manobras”, lembra.

A diretora conta que imediatamente pediram ajuda do porteiro da escola que é bombeiro, enquanto já acionavam a corporação da cidade para salvar a criança. “Quando os bombeiros chegaram, tentaram fazer as manobras, mas também não conseguiram desengasgar ele, nem mesmo no caminho até o hospital”, relata.

Ainda de acordo com a diretora, o pai do aluno foi chamado e acompanhou a situação. “Ele preferiu contar à esposa só depois que a criança foi levada para o hospital e lá disseram que o aluno precisaria ser transferido para uma UTI”, diz Carla.

“Eu fiquei no hospital até ele entrar na UTI Móvel para ser levado para o hospital de Lajeado”, completa.

Nesta sexta-feira, o colégio suspendeu as aulas e a festa junina que estava prevista. “Passei nas salas de aula, expliquei o que aconteceu e suspendi as aulas de hoje. Os pais também foram avisados. Disse para eles (estudantes) nas salas que somos como uma família, pois passamos grande parte do dia aqui, e quando perdemos alguém é como perder um filho ou um irmão.”

Os professores da instituição terão apoio da equipe psicológica nesta tarde. Na próxima semana, a direção planeja uma ação de acolhimento para os cerca de 600 alunos.

Carla enfatiza que a equipe escolar, incluindo professores e demais funcionários, participam de um treinamento anual de primeiros socorros. “Ainda na última quarta-feira eu já estava alinhando a data para o curso deste ano, previsto para o começo do segundo semestre”, conta.

Apesar da versão da escola, a Polícia Civil investigará a morte da criança. “Instaurei um inquérito policial para apurar o caso e a circunstância dos fatos”, afirma o delegado Rodrigo Camara, titular da Delegacia de Polícia de Campo Bom.

Nota de pesar

Pelas redes sociais, a prefeitura de Campo Bom lamentou a morte da criança. “A Prefeitura vem a público prestar solidariedade à comunidade escolar do Colégio Santa Teresinha e aos familiares”, diz trecho da publicação. Confira abaixo a nota na íntegra:

Leitos são regulados pelo Estado

Por meio da assessoria, o Hospital Lauro Reus explica que a casa de saúde não possui UTI pediátrica e que quando necessário os pacientes são encaminhados para hospitais conforme a disponibilidade de leito. A entidade campobonense lembra que é a Secretaria Estadual de Saúde que regula essas questões.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual