Publicidade
Notícias | Região REFORÇO NO POLICIAMENTO

Novo comando regional da Brigada Militar será instalado em Gramado

Com a medida, mais policiais e viaturas serão integrados ao município. Abrangência territorial passa a ser a mesma entre a instituição e a Polícia Civil

Publicado em: 23.06.2023 às 11:02 Última atualização: 23.06.2023 às 12:33

Tornar as forças de segurança integradas e mais fortes. Esse foi o intuito de um decreto estadual, assinado pelo governador Eduardo Leite, na quinta-feira, dia 16. Parte do Programa RS Seguro, foram criadas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp). Com a mudança, na prática, Polícia Civil e Brigada Militar agora possuem as mesmas áreas de atuação.

Sede da Brigada Militar de Gramado
Sede da Brigada Militar de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Além disso, um dos ganhos para a região é que foi criado o Comando Regional de Polícia Ostensiva Hortênsias (CRPO/H), da Brigada Militar, com sede em Gramado.

Conforme o tenente-coronel Cezar Augusto Chaves, que é comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), a região passa a ter contato direto com o Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre. Antes, era preciso a intermediação de Caxias do Sul. "Conseguimos equacionar, ficaram menos cidades de abrangência e o comandante consegue chegar nos problemas com mais propriedade e conhecimento. O processo burocrático fica mais fácil", cita. Pelo menos até o final deste ano, Chaves ficará responsável pelo comando regional.

 

Conquista para a região

Comandante do 1º  Bpat, tenente-coronel Chaves
Comandante do 1º Bpat, tenente-coronel Chaves Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O tenente-coronel considera uma conquista para a região. “Isso aumenta o efetivo de policiais dentro da cidade, os recursos, vão circular mais viaturas e o município passa a ter uma importância ainda maior no meio policial”, afirma.

Para a instalação do comando regional, cerca de 15 policiais militares devem chegar na cidade. Ainda, outros cinco serão inseridos no Bpat, sendo três em Gramado, um em Três Coroas e outro em São Francisco de Paula. Apesar do incremento, o efetivo regional está 30% abaixo do estimado. 

Mudanças na Polícia Civil

Gustavo Barcellos
Gustavo Barcellos Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Apesar de mais sútil, mudanças também foram realizadas na estrutura da Polícia Civil.

Como já conta com uma delegacia regional, a 2ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, o município passa a atender às demandas de Nova Petrópolis e Picada Café - que têm um delegado único para as duas cidades - e Parobé passa a ser de responsabilidade da região metropolitana. Diferente do que ocorreu com a Brigada Militar, as alterações não resultam em mais efetivo da Polícia Civil na região.

"A integração é fundamental. Cada uma das instituições têm suas atribuições próprias, mas a conversa e interação entre elas precisa ser permanente, trocando informações e realizando ações em conjunto. Com essa administração espelhada fica mais fácil e a gestão mais organizada", corrobora o delegado Gustavo Barcellos, que é quem comanda a delegacia regional.

Barcellos assumiu definitivamente a função de delegado regional em 15 de fevereiro deste ano, mas já atuava como substituto do cargo desde meados de 2010. Há 15 anos, também é delegado titular de Gramado.

"Casos de violência são rapidamente solucionados"

Delegacia Regional de Gramado
Delegacia Regional de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Ele explica que a delegacia regional possui um trabalho mais administrativo e de gestão, além de ser a corregedoria imediata nas questões que envolvem denúncias de condutas de policiais civis. A unidade gramadense possui, também, o Sipac, um serviço de inteligência policial, que dá suporte a operações e pode realizar investigações específicas de casos com repercussão regional.

Sobre o atual efetivo na região, o delegado pondera que teve uma melhora nos últimos anos, porém ainda não é suficiente. "Estimamos que de 20% a 30% a mais de efetivo estaríamos em uma posição mais próxima do ideal", ressalta.

Apesar do déficit, Barcellos avalia que as equipes conseguem prestar uma segurança de excelência. "Casos de violência são rapidamente solucionados e buscamos respostas para todos os crimes", atesta. "É preciso dedicação, porque Gramado é uma cidade extremamente relevante no Estado. Tratamos todos os casos de maneira especial, sabendo da importância do turismo e tendo a visão de que a segurança é essencial e a nossa principal propaganda", salienta.

De acordo com o delegado, a principal problemática da segurança regional é o tráfico de drogas. "Pois é a origem da maior parte dos crimes, sejam homicídios, furtos, crimes patrimoniais. A fonte é o narcotráfico", completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual