Publicidade
Notícias | Região OPORTUNIDADE

Sine de São Leopoldo com atendimento especial para migrantes nesta sexta-feira

Iniciativa faz parte da programação da 4ª Semana Estadual do Migrante

Publicado em: 23.06.2023 às 11:23 Última atualização: 23.06.2023 às 11:23

Durante toda esta sexta-feira (23), os atendimentos na agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine) em São Leopoldo serão voltados aos migrantes. A iniciativa, que também acontece nas demais agências do Sine no RS, faz parte da programação da 4ª Semana Estadual do Migrante.

Iniciativa faz parte da programação da 4ª Semana Estadual do Migrante
Iniciativa faz parte da programação da 4ª Semana Estadual do Migrante Foto: Divulgação

As ações da semana ocorreram de 19 a 23 de junho e foram promovidas pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (Comirat/RS).

Em São Leopoldo, hoje, os migrantes têm atendimento preferencial para o encaminhamento para vagas de emprego e orientações sobre seguro-desemprego e Carteira de Trabalho Digital. De acordo com a coordenadora do Sine leopoldense, Taís Cabral, foram ofertadas 25 vagas de trabalho em diferentes áreas como limpeza, auxiliar de produção e na construção civil.

Segundo ela, a falta de experiência tem sido um dos principais obstáculos para os migrantes se inserirem no mercado de trabalho na região. “Muito mais do que a língua, que não chega a ser um empecilho já que eles são muito esforçados e entendem bem o português, conseguem se comunicar”, aponta.

Em São Leopoldo, a agência do Sine está localizada na Rua Independência, 490, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

Semana instituída em lei
A semana foi instituída pela Lei Estadual 15.367/19 e tem como objetivo incentivar a criação de políticas públicas de proteção aos migrantes.

“O Rio Grande do Sul recebe um contingente muito grande de migrantes e refugiados. Precisamos dar dignidade a essas pessoas, facilitar o acesso a documentação e ofertar capacitação profissional, por exemplo. As ações da semana do migrante são um importante passo para inserirmos cada vez mais essas pessoas na nossa sociedade”, afirma o titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp.

De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, a pasta possui políticas públicas relacionadas com o projeto MigraCidades. “Nossa secretaria tem esse compromisso e essa responsabilidade com políticas para os migrantes”, comenta.

A Prefeitura de São Leopoldo foi contemplada com o Selo MigraCidades em reconhecimento às boas práticas desenvolvidas. A distinção é concedida pela Organização Internacional para Migrações (OIM) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual