Publicidade
Notícias | Região FESTA

Encontro da Diversidade reúne cerca de 1,5 mil pessoas em Portão

Segunda edição do evento foi realizada domingo (25), no Centro de Atividades Lothar Kern

Publicado em: 26.06.2023 às 03:00 Última atualização: 26.06.2023 às 07:48

Buscando igualar o sucesso da primeira edição do evento, Portão realizou, neste domingo (25), a segunda edição do Encontro da Diversidade, realizado no Centro de Atividades Lothar Kern. E, mais uma vez, o evento, promovido pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo portanense, superou expectativas.

Teatro do Projeto All Stars foi uma das atrações do 2o Encontro da Diversidade de Portão
Teatro do Projeto All Stars foi uma das atrações do 2o Encontro da Diversidade de Portão Foto: Divulgação

O local recebeu centenas de pessoas que acompanharam as apresentações especiais programadas, como a banda Rosa's, apresentação do espetáculo musical O tempo não para, da companhia Luz & Cena, e shows de talentos locais.

"Pelo segundo ano consecutivo o objetivo foi atingido. Ser diferente não é feio, somos todos diferentes, e daí? Reunimos um público de todas as idades, gêneros, cores e credos", disse um dos organizadores da iniciativa, Isaque Mattos (foto ao lado), destacando que, aproximadamente, 1,5 mil pessoas passaram pelo evento durante toda a programação, que começou às 14h e seguiu até as 20h de domingo.

Emoção e reflexão

"O show da Banda Rosa's atingiu o clímax de público presente no evento de hoje (ontem). Superamos o ano passado. As apresentações da Apae, da Associação Coral arrancaram lágrimas do público. E o assunto abordado na peça teatral foi profundo e nos fez pensar", ressaltou Mattos.

"Precisamos respeitar as cicatrizes e diferenças. Só assim tornaremos a cidade um lugar melhor para viver", concluiu o organizador.

O encontro faz parte das comemorações de Portão pelo Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. Na cidade, a data entrou para o calendário de eventos municipais a partir da lei 2.886, sancionada em 2021.

De acordo com a legislação, as comemorações pela data têm como objetivo conscientizar sobre a importância do combate à homofobia, reforçar a importância de respeitar as diferenças de gêneros e assegurar o direito de cidadania e dignidade do público LGBT.

"Achei maravilhoso"

Moradora de São Leopoldo, Bruna Hartmann, 26 anos, participa da Associação Coral de Portão, uma das atrações deste domingo. “Cantamos o hino de Portão na abertura, e depois mais as duas músicas: Sorria, que traz uma mensagem positiva sobre a vida, e Eu sou assim, que é uma adaptação de um musical da Disney, que procura representar pessoas excluídas pela sociedade e traz uma visão libertadora”, contou a coralista, que esteve pela primeira vez no evento. “Achei maravilhoso. Me diverti bastante.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual