Publicidade
Notícias | Região ROTINA DO CRIME

Ladrão de carros é preso e solto pela 12ª vez em Novo Hamburgo

Homem foi contido por populares no automóvel da mais nova vítima, há dois dias, e liberado em audiência de custódia nesta quinta-feira

Publicado em: 29.06.2023 às 18:11 Última atualização: 29.06.2023 às 19:22

Um conhecido ladrão de carros de Novo Hamburgo passa a colecionar mais uma prisão em flagrante seguida de liberdade provisória. A 12ª nos últimos quatro anos. Contido por populares dentro do automóvel de uma vítima há dois dias, foi solto na manhã desta quinta-feira (29) na audiência de custódia.


Garfo transformado em chave falsa era usado pelo especialista em furtos  | Jornal NH
Garfo transformado em chave falsa era usado pelo especialista em furtos Foto: Polícia Civil


Publicidade
O criminoso de 25 anos agiu em região movimentada, à luz do dia. Arrombou um Corsa Wind ano 99 na Avenida Daltro Filho, no bairro Hamburgo Velho, por volta das 10 horas de terça-feira (27). Ágil no furto, estava pronto para ir embora com o carro quando foi arrancado do banco do motorista e imobilizado por comerciantes da área.

“Arma de cozinha”

A dona do Corsa foi chamada. Encontrou um casaco vermelho do detido no banco traseiro. A ferramenta usada pelo ladrão também foi apreendida. Era um garfo de cozinha adaptado para o crime. Uma engenhosidade artesanal.

O arrombador ficou no chão, dominado pelas testemunhas, até a chegada da Guarda Municipal, que o algemou e o levou à UPA do bairro Canudos. Depois do atendimento médico, ele foi autuado em flagrante por furto tentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

Prejuízo e liberdade

Apesar da não consumação do furto, a vítima ficou sem o carro. Com a porta danificada, o Corsa que ela usa para o trabalho foi recolhido ao depósito para perícia. E o ladrão, em 48 horas, saiu livre do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), em Porto Alegre, onde foi feita audiência de custódia. Mais um inquérito para responder em liberdade. O nome não é informado por causa da Lei de Abuso de Autoridade.

Delegado reitera a necessidade de manter a prisão

Responsável pela área, o titular da 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Alexandre Quintão, é um crítico da situação. “Os furtos de veículos e arrombamentos têm crescido bastante na cidade. E a gente precisa que esses indivíduos, quando presos, assim permaneçam porque, em sua grande maioria, são multirreincidentes, com diversas passagens policiais. Continuam a praticar crimes quando soltos”, declara o delegado.

Silvio Milani

Entre em contato com
Silvio Milani

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual