Publicidade
Notícias | Região ESTUDO

Análise apresenta como está o setor turístico em Canela; conheça o perfil do visitante

Mapa trouxe diagnósticos e ações que devem ser ajustadas para desenvolver o turismo na cidade

Publicado em: 30.06.2023 às 14:35 Última atualização: 01.07.2023 às 22:39

Uma pesquisa realizada por uma empresa de consultoria mapeou o setor de turismo em Canela, área principal de renda do município. A análise foi feita no final de 2022 e entrevistou 520 pessoas. Além de ouvir o visitante, a equipe contratada fez um levantamento das empresas registradas do trade turístico, como hotéis, restaurantes, parques temáticos, agências de viagens, aluguel de veículos, entre outros.


Catedral de Pedra decorada para a Temporada de Inverno em Canela | Jornal NH
Catedral de Pedra decorada para a Temporada de Inverno em Canela Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Diagnóstico

Constatou-se que as principais atividades econômicas da cidade incluem o comércio, representando 28% da composição do mercado; a prestação de serviços, representando 56%; e as indústrias de transformação, construção civil, agropecuária e extração vegetal, que totalizam juntas 16%. 

Atualmente, Canela tem 68 empreendimentos hoteleiros, com 4.643 leitos, com valores de diárias entre entre R$ 90 e R$ 970. Segundo a empresa, a oferta atende a demanda, mas “verificou-se que faltam dados e informações precisas da rede hoteleira”.

Na área gastronômica, são mais de 100 estabelecimentos. A análise também traz sugestões de melhorias, como ampliar as bebidas oferecidas com produtos fabricados no município e região, renovar os cardápios trimestralmente, aproveitar alimentos da estação e oferecer entrega.

Em relação às diferentes experiências oferecidas ao turista, as que são consideradas ótimas e necessitam de pequenos ajustes são as de Aventura, de Natureza, Rural, Gastronômico, Lazer e Entretenimento e de Experiência. Conforme o relatório, elas devem ser pensadas como prioridade pela gestão e empresários.

A proposta da empresa consultora é que o Município faça “a realização de um estudo de zoneamento que determine as melhores áreas de interesse turístico”.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Gilmar Ferreira, a pasta já vem trabalhando desde a apresentação da análise, em diferentes frentes. O intuito é não estagnar o desenvolvimento do setor.

“Estamos nos aproximando do trade, indo em cada estabelecimento, para entender como está o fluxo, os seus posicionamentos. Outro foco nosso será o cicloturismo e o turismo rural, com roteiros. Queremos manter a essência de ‘Canela, Paixão Natural’”, conta.

Próximos passos

A consultoria especializada apontou sugestões que o Executivo pode fazer para ampliar e não estagnar o setor. Uma das ações é atingir outros mercados, além do Sul e Sudeste. “Existe a necessidade de ampliar a promoção turística e comunicação com o mercado nos Estados do Nordeste, que têm demonstrado interesse em viajar para a Serra”, diz a análise.

Outras atividades que devem ser executadas são: criação da Agenda Estratégica do Turismo, assim como o Plano Municipal de Turismo; melhorar a prestação de serviços da gestão pública; qualificar o marketing; criação de uma nova marca turística e do website; potencializar o turismo de Base Comunitária, por apresentar recursos indígenas e étnicos; criação das rotas e de um roteiro regional integrado; implantação de novos espaços de eventos; sinalização turística; e organização de eventos de natureza, culturais, gastronômicos, esportivos, com disponibilização do calendário com a programação.

Veja os dados da entrevista

Mapa turismo

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual