Publicidade
Notícias | Região BELEZA URBANA

Voluntários plantam seis mil orquídeas na ciclovia de Campo Bom

Ação foi coordenada pela Fundação Cultural do município e promete colorir o espaço público a partir de setembro

Publicado em: 01.07.2023 às 14:09 Última atualização: 02.07.2023 às 14:37

Assim que a natureza fizer a sua parte, a ciclovia de Campo Bom ficará repleta de cores e perfumes. Isso porque foram plantadas 6 mil mudas de orquídeas ao longo dos seis quilômetros de um dos espaços públicos mais movimentados da cidade, a maioria na manhã deste sábado (1). Diariamente, os moradores utilizam o corredor para a prática de exercícios e, a partir de setembro, terão um ambiente mais bonito e agradável para cuidarem da sua saúde e bem-estar.

A ação “Orquídea Amor e Valor” foi coordenada pela Fundação Cultural de Campo Bom que angariou cerca de 300 voluntários organizados por grupos. A primeira edição foi realizada em 2019, depois que o prefeito Luciano Orsi assinou lei em dezembro de 2018 instituindo a orquídea, da espécie Cattleya intermedia, como flor símbolo do município. A Praça João Bloss também recebeu mudas.


Publicidade
A desenvolvedora de soffware Carolini Constantino, 30 anos, mora em frente a ciclovia e decidiu dar sua contribuição por meio do Coletivo de Pessoas com Deficiência e Aliados. “Quando eu ver as orquídeas florindo vou lembrar deste dia. A ciclovia já é bonita e vai ficar ainda mais”, disse. Ela convidou a sua avó, a industriária aposentada Tereza Maria Martini, 77, a colaborar também.

A optometrista Tiane Vasques Büttenbender, 45, já havia contribuído no mutirão em 2019. “Naquela vez ficou tudo muito lindo. Este lugar tem uma energia muito boa”, comentou. Também apostando na beleza futura, a artesã Nádia Oliveira, 55, plantou orquídeas pela primeira vez. “Para quem se exercita aqui terá um lugar ainda melhor”, salientou.

Para a estudante Aldrei Duarte, 42, foi uma satisfação participar da ação. “É você se sentir parte da cidade. Isso traz alegria e uma sensação de pertencimento”, resumiu.

Em 1977, Campo Bom foi a primeira cidade da América Latina a implantar uma de ciclovia. A melhoria foi motivada pelo elevado número de bicicletas na cidade, que eram o principal meio de transporte na época.

Débora Ertel

Entre em contato com
Débora Ertel

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual