Publicidade
Notícias | Região MOBILIDADE URBANA

Localiza começa a desocupar terreno na Scharlau onde será construído viaduto; veja fotos

Justiça Federal determinou que empresa deixe o terreno, em São Leopoldo, até quinta-feira

Publicado em: 04.07.2023 às 12:40 Última atualização: 07.07.2023 às 08:33

O terreno que será utilizado para a continuidade das obras do viaduto da rua lateral da BR-116, junto ao entroncamento com a RS-240, no bairro Scharlau, em São Leopoldo, já começou a ser desocupado. Na semana passada, a Justiça Federal havia determinado que a área fosse liberada pela Localiza até esta quinta-feira (5).

A decisão é do juiz federal da 1ª Vara Federal de Novo Hamburgo Guilherme Gehlen Walcher.

Localiza dá início à desocupação de terreno para avanço das obras do novo viaduto da Scharlau | Jornal NH
Localiza dá início à desocupação de terreno para avanço das obras do novo viaduto da Scharlau Foto: Vandré Brancão/GES-Especial


Publicidade
Na manhã desta terça (4), já havia operários demarcando a parte interna do terreno, local que até semana passada era ocupado por veículos. Também era visível que havia uma quantidade menor de carros na comparação com o início da semana. Segundo a assessoria de imprensa da Localiza, a companhia cumprirá a decisão judicial e mantém canal aberto com o poder público para encontrar a melhor solução para todas as partes.

Conforme a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), o Consórcio BR-116 Norte, responsável pelas obras, esteve na área onde fica a empresa Localiza para conferir a topografia do terreno desapropriado. Segundo a autarquia, o planejamento da obra segue normalmente, e os trabalhos no local só serão realizados após a total desocupação.

Na semana passada, o Dnit acionou a Justiça para que a empresa, que é locatária da área, deixasse o espaço o quanto antes para não comprometer o cronograma das melhorias. Ocorre que a Localiza tinha pedido um prazo de oito meses para retirar os veículos, sendo que o terreno foi declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, em 13 de setembro se 2022, com uma portaria publicada no Diário Oficial da União em 15 de setembro de 2022.

Pelo despacho do magistrado, a partir de sexta-feira (7) o local deve estar totalmente livre para as intervenções do Dnit.

As obras do complexo Scharlau se iniciaram em abril e devem terminar no final do ano. A construção do viaduto na RS-240 está 43% concluída. Já a obra do viaduto lateral à BR-116 tem 35% do projeto pronto. No local, também estão em andamento os serviços de terraplenagem das ruas laterais da RS-240, em ambos os sentidos, e a colocação da base de brita graduada, que é a etapa anterior ao revestimento.

Débora Ertel

Entre em contato com
Débora Ertel

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual