Publicidade
Notícias | Região NO CENTRO DE EVENTOS

Desafio de robótica integra estudantes em São Leopoldo

Competição, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, reúne equipes de quatro cidades

Publicado em: 05.07.2023 às 07:20 Última atualização: 05.07.2023 às 07:20

A tecnologia reúne dezenas de estudantes em São Leopoldo até esta quarta-feira (5). Começou ontem e encerra hoje o 2º Desafio de Robótica da cidade.

A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, ocorre no Centro de Eventos e conta com 94 equipes de escolas municipais e privadas de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio e Três Palmeiras.

II Desafio de Robótica reúne centenas de estudantes para batalhas
II Desafio de Robótica reúne centenas de estudantes para batalhas Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

A programação contempla, ainda, a mostra de 29 trabalhos com protótipos desenvolvidos pelos alunos e pensados para resolver problemas de suas cidades e comunidades. No torneio, as equipes são divididas, em diferentes níveis, para o sumô de robôs, onde dois oponentes, controlados em tempo real, têm a missão de empurrar seus adversários para fora da arena.

A competição reúne alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os melhores em cada nível serão premiados com medalhas, certificados e kits para as equipes.

A premiação será realizada na tarde de hoje, ao final do evento. Em São Leopoldo, a robótica é trabalhada com alunos e professores desde 2017. No ano passado, a primeira edição do desafio foi realizada junto à Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências - São Léo Internacional (Motic) e contou com a participação de 46 escolas.

Importância

Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e organizadora do evento, a professora Lisiani Moraes da Rosa, destaca a importância de trabalhar a tecnologia nas instituições de ensino.

"Desenvolve a criatividade dos alunos, que se empenham em construir algo que possa ser usado em benefício de outras pessoas. É uma forma de estimular o protagonismo dos nossos estudantes e o pensamento computacional, que acaba auxiliando também no aprendizado de outras disciplinas", opina.

Para Lisiani, o desafio, com a participação de escolas de outras cidades, contempla, ainda, a integração entre os estudantes. "É oportunidade para eles conhecerem outros horizontes, e novas perspectivas, para ir além, dar um novo passo no conhecimento", frisa.

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual