Publicidade
Notícias | Região INSPIRAÇÃO SERRANA

De Bento Gonçalves para Santana do Livramento: Conheça o Trem do Pampa, novo atrativo da fronteira

Inspirado no formato de sucesso do Trem do Vinho, operação de VLT Prosper deve iniciar ainda no segundo semestre deste ano

Publicado em: 08.07.2023 às 12:14 Última atualização: 11.07.2023 às 11:08

 Um novo atrativo turístico inspirado na Serra gaúcha promete atrair visitantes para a fronteira do Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento. O Trem do Pampa percorreu 730 quilômetros até o destino final, em uma operação que envolveu mais de 35 pessoas e iniciou na segunda-feira (3). A previsão é que o atrativo entre em operação ainda neste segundo semestre do ano.

TREM DA IMIGRAÇÃO CIRCULA NO FIM DE JULHO NO VALE DO TAQUARI

Chegada do Trem do Pampa, em Santana do Livramento
Chegada do Trem do Pampa, em Santana do Livramento Foto: Giordani Turismo/Divulgação

O deslocamento do "VLT Prosper" necessitou de duas carretas para cargas especiais, cada uma com 28 metros. Ainda, teve duas carretas de apoio e batedores escoltando. A chegada do trem à Estação de Livramento, de onde sairá o roteiro, ocorreu na quinta-feira (6).

Inspirado no formato de sucesso do Trem do Vinho que completa 30 anos, o passeio na fronteira vai ter como tema a cultura gaúcha e os encantos do Pampa, com atrações musicais e culturais, apresentadas por artistas locais dentro do trem, nos vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet”.

Durante os vinte quilômetros que separam as Estações Livramento e Palomas, o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem, contemplar o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas, apreciar os parreirais em forma de espaldeira, e conhecer o terroir da região através da degustação, à bordo.

Serão oferecidos vinhos das variedades Cabernet Franc, Gewurztraminer e suco de uva, produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visitação ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa também está inclusa no bilhete do passeio.

Como será o passeio

O modelo ‘VLT Prosper’ foi o primeiro veículo ferroviário produzido pela Marcopolo Rail, adquirido pela Giordani Turismo em dezembro de 2020. A sigla ‘VLT’ quer dizer veículo leve sobre trilhos, o que significa um trem silencioso, equipado com janelas de vista panorâmica, ar-condicionado, sistema de som e imagem, poltronas reclináveis e acessibilidade.

“O Prosper é um trem 100% nacional, que reforça o compromisso de aprimorar o transporte de passageiros de alta capacidade, com soluções inovadoras e tecnológicas. O Trem do Pampa foi customizado para a operação turística, com isso, os passageiros terão uma experiência única em termos de conforto e segurança, além de uma vista panorâmica. Essa entrega demonstrou a versatilidade de atendimento da companhia aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos”, pontua o gerente executivo da Marcopolo Rail, Petras Amaral Santos.

Inicialmente o passeio será operado apenas aos sábados, em dois horários. O primeiro com saída às 14 horas, no sentido Santana do Livramento/Palomas, com visitação à Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento.

O segundo horário parte de ônibus da Estação de Livramento, às 13h30, faz a visita na Vinícola Almadén e em seguida embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento.

Cada horário recebe até 100 passageiros e os roteiros tem duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 à bordo do trem. O valor do passeio, por pessoa, é R$ 135. Crianças até 5 anos, no colo, são isentas.

Desenvolver o enoturismo

Mais de dez anos separam a ideia dos gestores da empresa, com sede em Bento Gonçalves (responsável pela operação do passeio Maria Fumaça - Trem do Vinho), da concretização e início da operação em Santana do Livramento.

“Fomos muito resilientes em todo o processo, pois acreditamos que o Trem do Pampa é um projeto que vai agregar valor a toda a região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam o destino para compras. Já teríamos desistido se de fato não acreditássemos no potencial”, afirma a diretora administrativa da Giordani, Andréia Zucchi.

A empresa já está presente na cidade há pelo menos dois anos, realizando roçada e manutenção nos trilhos e dormentes da via férrea. Mais recentemente encerrou-se o processo de reforma e melhorias estruturais na Estação Férrea de Livramento, que será usada como bilheteria e área de acesso à plataforma de embarque do passeio.

Em uma etapa posterior, a Estação Palomas, também utilizada pelo passeio, será reformada. A expectativa é que em operação gere 70 vagas de emprego, diretas e indiretas.

Em maio, funcionários da Giordani se uniram à Prefeitura e Batalhões Militares locais em uma ação ambiental. O objetivo foi a conscientização dos moradores da comunidade lindeira sobre a importância da manutenção dos ambientes limpos e organizados para a saúde e bem estar da própria comunidade.

Parte do trajeto urbano dos trilhos também recebeu o plantio de mais de 3 mil mudas de plantas como agapantus, hortênsias, heras, cerca vivas e bambus. Uma segunda etapa está prevista para este mês de julho, na qual estão previstas o plantio de mais 3 mil mudas de flores.

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual