Publicidade
Notícias | Região LUTO APÓS TRAGÉDIA

"Almas unidas pela música": colegas prestam homenagem a irmãos mortos em acidente na RS-122

Pietro e Lorenzo Dessotti cursavam Música na Uergs de Montenegro; colisão na RS-122 também vitimou a musicista Daniele Schwab

Publicado em: 09.07.2023 às 18:15 Última atualização: 09.07.2023 às 18:44

A morte dos músicos Lorenzo e Pietro Dessotti, de 22 e 21 anos, causou comoção entre estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Os dois cursavam Música na instituição e foram vítimas de um acidente de trânsito na manhã de sábado (8), na RS-122, em São Vendelino, na Serra gaúcha.


Lorenzo e Pietro Dessotti morreram em acidente na RS-122 | Jornal NH
Lorenzo e Pietro Dessotti morreram em acidente na RS-122 Foto: Divulgação

Além dos irmãos, a musicista Daniele Schwab, 22, que era namorada de Pietro e também estava no veículo, faleceu após a colisão.

Em nota, a Uergs lamentou a morte dos irmãos, ambos estudantes no campus de Montenegro, no Vale do Caí. Vindos de uma família de músicos formados pela mesma instituição, Lorenzo e Pietro são descritos por professores e colegas como uma dupla inseparável e muito alegre.

"Sempre levaram leveza e alegria para nossos encontros. Farão muita falta e sempre serão lembrados", destacou a professora Cristina Bertoni, que coordena o curso de Música (Licenciatura) da Uergs.

Colega dos dois, Letícia Bender Noschang lembra das brincadeiras e atenção dos irmãos durante as aulas. "Toda vez que tocar meu sax, lembrarei do Lorenzo me dando força como um colega genuíno cheio de alegria em compartilhar o que já sabia, e do Pietro, nosso pianista regente, sempre com uma brincadeira para alegrar nossas aulas. Para sempre em nós", declarou a estudante, em depoimento concedido à universidade.

Diego Dutra Silveira lembrou da união dos dois irmãos durante as aulas. "Duas almas inseparáveis, unidas pela música, agora juntas para sempre em eterna melodia. Descansem em paz, queridos amigos."

Ana Lúcia Lutkemeier também destacou o bom relacionamento dos dois irmãos, muito amigáveis com os colegas. "Meninos educados, músicos solícitos, ótimos colegas, donos de um dinamismo e visão de companheirismo e grupo como eu ainda não tinha visto. Meu coração ficou marcado pelo amor e alegria que demonstravam pela vida. Certamente os céus os receberão com música."


Publicidade
Também colega dos irmãos, Nicole Colla lembrou com carinho das aulas compartilhadas com Pietro e Lorenzo. "Lembrarei dos 'gêmeos' (como chamávamos de brincadeira) pela sua felicidade, entusiasmo, bom humor e talento, que ambos possuíam. Sempre fazíamos caretas nas aulas de expressão vocal, dávamos risadas e trocávamos ideias nos intervalos. Sentirei saudades, almas gentis."
Carro das vítimas ficou totalmente destruído em acidente na RS-122 | Jornal NH
Carro das vítimas ficou totalmente destruído em acidente na RS-122 Foto: Bombeiros de São Vendelino

Família de músicos

Pietro, Lorenzo e Daniela estavam, na manhã de sábado, a caminho de uma apresentação da orquestra WBK, de Bom Principio, da qual eram integrantes.

A hipótese dos Bombeiros Voluntários de São Vendelino é de que o carro que levava o trio, um Peugeot 2026, aquaplanou e invadiu a pista contrária. Na sequência, o veículo teria colidido na lateral de um caminhão.

Um dos irmãos faleceu na hora, enquanto o outro chegou a ser encaminhado para atendimento médico. Assim como Daniele, porém, não resistiram aos ferimentos.

Pietro e Lorenzo eram filhos do maestro Davi e da musicista Nina Davi Dessotti. A irmã dos dois, Sophia, também era musicista formada na Uergs. Os dois foram velados no Centro de Cultura e Eventos de Bom Princípio e serão cremados em Caxias do Sul.

Daniele será sepultada na cidade de Alto Feliz, onde ela morava.

*Colaboraram Stefany Rocha e Ubiratan Júnior

Eduardo Amaral

Entre em contato com
Eduardo Amaral

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual