Publicidade
Notícias | Região PREPARE-SE!

PREVISÃO DO TEMPO: Semana começa com risco de tempestade, ciclone e enchente, alerta MetSul

Meteorologistas preveem chuva volumosa e ventania intensa para o RS, "capaz de trazer significativos impactos para a população"; confira

Publicado em: 09.07.2023 às 15:02 Última atualização: 09.07.2023 às 19:27

A MetSul Meteorologia alerta para risco de calamidade nos próximos dias. Conforme a previsão do tempo, a semana terá um período de instabilidade entre segunda (10) e quinta-feira (13).


Enchente no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, causada pela cheia do rio em junho | Jornal NH
Enchente no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, causada pela cheia do rio em junho Foto: Vandré Brancão/GES-Especial

"São três situações que preocupam", elenca o instituto: tempestade localmente forte e severa, chuva excessiva seguida de enchente e um ciclone extratropical, "que pode ser de grandes dimensões e intenso, com vento muito forte".

O cenário que se anuncia para esta semana é diferente do previsto para o fim da semana passada. Segundo a MetSul, naquele período, havia previsão de um centro de baixa pressão que cruzaria o Estado, com chuva volumosa, mas sem ventania.


Publicidade
Desta vez, porém, a previsão não é somente de chuva. "É grande também o potencial de vento intenso e tempestades", assinala. De acordo com a MetSul, o evento climático desta semana "será capaz de trazer significativos impactos em infraestrutura e para a população."

Como vai se formar tempestade

De acordo com a previsão, um sistema de baixa pressão irá se deslocar do norte da Argentina para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, avançando bastante sobre o continente até se intensificar na costa e no oceano.

"Esta não é uma situação comum ou ordinária de mau tempo, mas de elevado risco e perigo meteorológico", destaca a MetSul.

Risco de temporais

O sul do Brasil terá condições favoráveis a formação de temporais isolados por quatro dias seguidos, com possibilidade de chuva localmente forte, raios, queda de granizo e rajadas de vento fortes e isoladas. Esse período compreende de segunda a quinta-feira.

Nesta segunda-feira, uma frente quente deve avançar do Paraná para Santa Catarina e metade norte do Rio Grande do Sul. A partir de quarta, a instabilidade será mais generalizada no Estado.

Para quinta-feira, espera-se uma frente fria associada a um ciclone que avança por Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, no sentido leste, com chuva e temporais isolados.

Grandes volumes

A previsão de MetSul é de que os volumes fiquem entre 100 mm e 200 mm, porém não se descarta que em alguns pontos possa chover até 250 mm.

Novo Hamburgo mantém mobilização

A Defesa Civil de Novo Hamburgo, em completa parceria com a Prefeitura, mantém a mobilização iniciada na quinta-feira por ocasião deste primeiro de dois eventos climáticos separados por alguns dias. Esta mobilização inclui estar em prontidão com pessoal, material, veículos e demais maquinário para uso imediato.

Além disso, há estrutura de contatos e plano de contingência elaborados capazes de mobilizar as forças de Novo Hamburgo para fazer frente a eventos como o ciclone extratropical que ocorreu dias 15 e 16 de junho. Além de mobilização de pessoal, o plano de contingência inclui questões como acompanhamento de áreas de risco já mapeadas, estabelecimento de QG de enfrentamento, abrigos pré-definidos, coordenadores de ação (como resgates, abrigos, alimentação e acolhimento, inclusive com acompanhamento médico e de profissionais de assistência social), entre outras.

O Município segue monitorando a situação para colocar em prática ações como estas, que inclui também alertar sua população.

Susana Leite

Entre em contato com
Susana Leite

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual