Publicidade
Notícias | Região CONFESSIONÁRIO DO CRIME

VÍDEO: Devedores do tráfico imploram perdão e são castigados com tiro na mão em Novo Hamburgo

"Eu sei que errei", repetem os dois inadimplentes durante sessão de humilhação e tortura no bairro Primavera

Publicado em: 12.07.2023 às 08:49 Última atualização: 12.07.2023 às 09:13

Ao fundo, um som de funk. Cachorros latem. Mulheres falam palavras inaudíveis. Homens conversam em separado. Parece uma confraternização entre amigos. Mas não é. No meio, sentados e gravados por um celular, há dois usuários de droga pedindo clemência por dívidas. O traficante não perdoa. O vídeo termina com os dois devedores baleados na mão. Esta reportagem contém cenas fortes.


Acusado de coordenar tortura e atirar nas vítimas foi preso na semana passada | Jornal NH
Acusado de coordenar tortura e atirar nas vítimas foi preso na semana passada Foto: Polícia Civil

O castigo foi dado na noite de 25 de junho, no bairro Primavera, em Novo Hamburgo. “Uma lição” do tráfico aos inadimplentes, com sessão de humilhação e tortura.


Publicidade
O interrogatório é rápido. “Eu sei que eu errei, que eu devo. Eu quero pagar. Do jeito que eu puder pagar eu pago”, depõe o usuário de 48 anos. A câmera se volta para o outro, de 25 anos, que também tenta evitar a pena. “Eu sei que eu errei. Vou acertar tudo certinho. Estou tentando melhorar. Só não quero ser cobrado (castigado).”

Como "acusação" secundária, a dupla é cobrada por furtos em casas da vizinhança. São condenados. Sob a ordem do gerente da “boca”, um coloca a mão esquerda sobre a mão esquerda do outro. “Olha aqui o pai, ó”, diz uma mulher. E um tiro de pistola atravessa os membros dos devedores. O estampido da arma se confunde com gemidos de dor. As vítimas ainda são xingadas por mulheres. “Palhaço”, diz uma delas.

Por fim, os baleados são obrigados a expor para a câmera as mãos perfuradas e ensanguentadas. Tudo gravado. A área é identificada, com uma casa branca de madeira ao lado e outra de tijolo à vista ao fundo. As vítimas passaram por cirurgias no Hospital Municipal e não correm risco de vida.

“Disciplinador” foi preso pela Polícia Civil

O atirador foi identificado pela 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo e preso em casa na manhã da última quinta-feira (6). A propriedade, que fica em área invadida à margem da Estrada Presidente Lucena, é parecida com o ambiente das gravações. Segundo o delegado da 1ª DP, Tarcísio Kaltbach, o traficante de 40 anos atraiu as duas vítimas para cobrar dívidas e “discipliná-las”.

Tarcísio acrescenta que, ao cumprir mandado de prisão preventiva, os agentes apreenderam o celular do criminoso. “Ele tem inúmeras passagens por roubo, tráfico e porte de arma.”

 

Silvio Milani

Entre em contato com
Silvio Milani

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual