Publicidade
Notícias | Região HEY HO, LET'S GO!

No Dia Mundial do Rock, fãs se declaram para o estilo musical que atravessa gerações

Pela região, eventos nesta quinta-feira e no final de semana serão dedicados à data

Publicado em: 13.07.2023 às 07:00 Última atualização: 13.07.2023 às 07:44

Nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial do Rock, mas para quem gosta desse gênero musical não tem dia, nem hora ou local específicos para apreciá-lo. O que importa é que os riffs das guitarras e diferentes vocalistas continuam ganhando fãs geração após geração.

Aqui na região, admiradores interessados em disseminar a paixão pelo estilo não faltam. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, Fernando Spilki, é um deles. "A vida precisa de trilha sonora", sublinha o médico veterinário.

Fernando Spilki coleciona discos e CDs de diferentes bandas e ícones do rock and roll | Jornal NH
Fernando Spilki coleciona discos e CDs de diferentes bandas e ícones do rock and roll Foto: fotos Arquivo pessoal

Spilki conta que o rock faz parte da história da sua vida. Ele exemplifica que acompanha desde o estilo das bandas americanas, como Guns N´Roses e Metallica, passando pelos clássicos The Beatles, The Who, Led Zeppelin e Pink Floyd, até os nacionais, como Cazuza e Legião Urbana.

"O rock é uma manifestação social, tem a ver com a identidade de um tempo e especialmente a expressão de que como se pensa e enxerga o mundo", frisa o professor, destacando que até hoje o rock é uma forma de expressão do que observa.

De um ano para cá, comenta Spilki, a forma de registrar a presença musical em sua rotina é o retorno ao consumo de mídia física. "Lá em casa assino o streaming, mas tenho apreciado rock em vinil e CDs. Tem sido interessante ir a sebos garimpar. Quero mostrar para meus filhos a mídia física, do tato, de enxergar. Isso sem desprezar e conhecer muita coisa nova", salienta.

Publicidade
O Dia Mundial do Rock é uma homenagem ao Live Aid, evento que ocorreu nessa mesma data em 1985, e reuniu nomes de peso do mundo do rock, como Queen, David Bowie, The Who, U2, Led Zeppelin, Mick Jagger, Black Sabbath, Dire Straits, Eric Clapton, Elton John, Phil Collins, entre outros.

O evento tinha como objetivo arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Para isso, foram realizados dois shows simultâneos, um no Wembley Stadium, em Londres, e outro no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia (EUA).

Rock in Concert

Em homenagem à data, hoje terá a 3ª edição do Rock in Concert Orquestra, a partir das 20 horas, no Teatro Feevale. O espetáculo contará com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e a Banda The Dogs. Ingresso custa 70 reais pelo site do Teatro Feevale e na bilheteria.

Maria Lúcia à espera da guitarra encomendada

Se tivesse que receber um presente para marcar o Dia Mundial do Rock, a professora de informática Maria Lúcia Marubin, 55, gostaria da encomenda feita há um mês: uma guitarra artesanal. Até quarta-feira (12), o modelo do instrumento adquirido era apreciado somente por imagens no computador porque ainda não havia chegado.

"Eu gosto de rock desde que me conheço por gente e ter um instrumento clássico desse estilo era meu sonho", comenta a professora de informática, que precisará aprender a tocar depois que o instrumento chegar.

Maria Lúcia mostra a guitarra que comprou, mas ainda  não chegou. Ela pretende aprender a tocar o instrumento | Jornal NH
Maria Lúcia mostra a guitarra que comprou, mas ainda não chegou. Ela pretende aprender a tocar o instrumento Foto: Arquivo pessoal

Enquanto a guitarra não chega, ela continua a apreciar suas bandas preferidas. Lá de fora, Maria Lúcia ouve nomes como Led Zeppelin, Pink Floyd, Red Chilli Peppers, The Who, Deep Purple e Metallica. Nacional, ela escuta bandas como Legião Urbana e Titãs, além da cantora Pitty. E ainda há as gaúchas Rosa Tattooada e TNT.

Questionada sobre as novas gerações de fãs de rock, a professora é firme em dizer que há cada vez mais jovens interessados no estilo. "Estive em Garopaba (Santa Catarina) há um mês e fiquei impressionada com uma banda composta por adolescentes de 14 a 18 anos. Eles tocavam muito rock", exemplifica.

Festival e shows no fim de semana

No domingo (16) terá Festival de Rock de Campo Bom no Largo Irmãos Vetter, a partir das 14 horas, com apresentações de 16 bandas da região na disputa pelo prêmio. Ainda terá o show com Fabrício Beck (vocalista da banda Vera Loca) & Bando Alabama. Entrada gratuita.

"Nós assumimos e estamos cumprindo com o compromisso de incentivar e fortalecer a diversidade cultural. Por isso instituímos a Semana Municipal do Rock, organizada pela primeira vez em 2019, e agora realizamos o primeiro Festival de Rock. Foram 65 músicas autorais inscritas por bandas da região", informa o prefeito Luciano Orsi.

Em Estância Velha, também no domingo, das 13 às 20 horas, o Departamento de Cultura do município organiza evento para comemorar o Dia Mundial do Rock. A programação será na Praça 1º de Maio, com apresentações musicais de Remo, Os Letters, René Floyd e Olden Boys, Gabba, Gabba e Hatfield.

Susi Mello

Entre em contato com
Susi Mello

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual