Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Hospital São José de Dois Irmãos vai trocar de administração; saiba o que muda

Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, vai substituir o IB Saúde

Publicado em: 13.07.2023 às 05:00 Última atualização: 13.07.2023 às 07:43

Duas novidades trazidas pela prefeitura de Dois Irmãos nesta quarta-feira (12) deverão impactar na vida da população daqui pra frente. A primeira é a mudança na gestão do Hospital São José que, a partir de 1º de agosto, será realizada pelo Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul. A empresa foi a selecionada por meio do edital de termo de colaboração para gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços prestados na casa de saúde.


Integrantes da nova gestão visitaram a casa de saúde e conheceram a estrutura | Jornal NH
Integrantes da nova gestão visitaram a casa de saúde e conheceram a estrutura Foto: Leonardo Boufleur/PMDI

A outra notícia é que Dois Irmãos é a primeira cidade da região a fazer a seleção de uma entidade para administrar um hospital público usando a lei federal 13.019/2014, conhecida como Lei das Parcerias.

Com isso, haverá um gestor de contrato, profissional que será nomeado pelo município, atuando dentro do hospital, responsável por avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no edital. O contrato, que tem duração de um ano e poderá ser renovado a cada 12 meses ou não, pelo prazo máximo de cinco anos, prevê objetivos específicos a serem alcançados para cada tipo de atendimento.


Apresentação da nova gestão do Hospital São José: Celcio, Gobbi, secretário de Saúde, Nilton José Tavares, e prefeito Jerri Meneghetti | Jornal NH
Apresentação da nova gestão do Hospital São José: Celcio, Gobbi, secretário de Saúde, Nilton José Tavares, e prefeito Jerri Meneghetti Foto: Leonardo Boufleur/PMDI

Em reunião realizada na prefeitura nesta quarta-feira, o prefeito Jerri Meneghetti apresentou a nova gestão do Hospital São José, que terá à frente o diretor-executivo Gilberto Antônio Gobbi. Até 31 de julho a casa de saúde será gerida ainda pelo IB Saúde, instituição que assumiu a administração em 2018, por contrato emergencial, e depois por licitação, mas teve o contrato rescindido.

A expectativa é que em breve o novo centro cirúrgico, até então utilizado para tratamento de Covid-19 e dengue, seja ativado. Além disso, o Ana Nery pretende procurar a Secretaria Estadual da Saúde (SES) para que o Hospital São José possa ser referência em mais especialidades. Também deve ser ofertado atendimento aos convênios e particulares. Em relação aos funcionários, a entidade pretende reaproveitar a mão de obra atual na nova gestão. "Nós vamos trabalhar para que a população não sinta os efeitos da transição", disse Gobbi.


Publicidade
De acordo com o diretor-executivo, a instituição buscará recursos para mais investimentos por meio de emendas parlamentares e se aproximará de clubes sociais e de serviços do município, a fim de estreitar laços de ajuda com a comunidade.

A casa de saúde, com 66 leitos - 57 deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realiza, em média, 160 atendimentos diários e oferece as especialidades de saúde mental, pediatria, obstetrícia e ginecologia, clínica geral, com pronto atendimento e emergência.

Repasse mensal de R$ 1,32 milhão é mantido

O Hospital Ana Nery não venceu a licitação por ter apresentado o melhor preço, como ocorre em editais elaborados pela Lei de Licitações, mas porque teve mais pontos na soma de todos os itens exigidos. O valor do repasse é de R$ 1,32 milhão mensal, mesmo valor que era repassado ao IB Saúde. O pagamento à entidade será proporcional às metas alcançadas, analisadas periodicamente.

O edital, com 1.251 páginas, começou a ser elaborado em 2021 e foi concluído somente neste ano, tendo o aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, inclusive, teria elogiado o modelo proposto, segundo Meneghetti. Cinco empresas concorreram, sendo que duas tentaram impugnar o processo, o que foi negado.

Uma das metas, por exemplo, especifica o tempo de espera para acolhimento e para a consulta no pronto atendimento, segundo a demanda de pacientes.

Tudo será fiscalizado por uma comissão especial de monitoramento, nomeada por uma portaria com 11 integrantes, incluindo servidores públicos e representantes da sociedade civil.

História de 68 anos

A organização da sociedade civil Hospital Ana Nery Hospital é de Santa Cruz do Sul e tem 68 anos de história. Na cidade do Vale do Rio Pardo, administra ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Casa de Saúde e dois residenciais. Em 1º de maio, assumiu a gestão do Hospital de Rio Pardo.

O Hospital Ana Nery conta com serviços de angiocardio, centro cirúrgico, centro de endoscopia digestiva, oncologia, centro de especialidades, CTI adulto, laboratório de análises clínicas, medicina hiperbárica, pronto atendimento e serviço de diagnóstico por imagem. É referência para 33 municípios.

Débora Ertel

Entre em contato com
Débora Ertel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual