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Notícias | Região RODOVIA DO PROGRESSO

Secretário garante que RS-010 é viável, mas depende de recursos financeiros

Em evento da Federasul, Juvir Costella indicou os planos para rodovia que deve ser alternativa para ligar Porto Alegre e Vale do Sinos

Publicado em: 02.08.2023 às 21:35 Última atualização: 03.08.2023 às 07:48

Em sua participação no evento Tá Na Mesa, o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, defendeu mais uma vez parcerias com a iniciativa privada para garantir os investimentos na infraestrutura viária gaúcha. O evento, realizado nesta quarta-feira (2) na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre, reuniu empresários de diversos setores da economia gaúcha.


Mapa RS-010 | Jornal NH
Mapa RS-010 Foto: Arte Alan Machado/GES

Antes da palestra, Costella falou com a imprensa e reforçou que o caminho para a efetivação da RS-010 também será através da iniciativa privada.

Vice de Infraestutura da Federasul, Antônio Duarte; secretário Costella;  presidente da Federasul,  Rodrigo Souza Costa; e vice  de Microempresa, Douglas Ciechowicz | Jornal NH
Vice de Infraestutura da Federasul, Antônio Duarte; secretário Costella; presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa; e vice de Microempresa, Douglas Ciechowicz Foto: Rosi Boni/Federasul

Costella entende como um grande avanço os estudos realizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que apontam para a viabilidade técnica para a obra e reafirmou que a rodovia está nos planos do atual governo. "Ela não está descartada, muito pelo contrário, está elencada entre as obras que há viabilidade e que necessitam de recursos."


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Para o secretário, a busca por esses recursos deve envolver vários agentes, tanto públicos quanto privados. "Na minha avaliação, a 010 teria que ter a iniciativa privada com o governo federal, ou os três: Estado, iniciativa privada e governo federal, e até os municípios envolvidos", salientou Costella.

A construção da RS-010, também chamada de Rodovia do Progresso, tem um custo projetado de R$ 2 bilhões.

Atuação da EGR x Concessões

Seguindo a defesa de mais concessões, Costella afirmou também que todas as rodovias do Estado que hoje são geridas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deveriam ser repassadas à iniciativa privada.

"Em 11 anos de EGR, quantos quilômetros ela duplicou, cobrando pedágio? Todo mundo achando que é um pedágio razoável, mas não duplicou 10 quilômetros", criticou Costella.

Valores mais altos em algumas praças de rodovias concedidas foram justificados por Costella devido à necessidade de duplicação e também para atender as expectativas das empresas. "Não há investidor que vai colocar dinheiro para perder, ele quer saber em quantos anos ele vai ter retorno."

Municipalizações e investimentos previstos

Questionado sobre situações como a de Presidente Lucena, onde a RS-865, de responsabilidade estadual, corta o Centro da cidade, Costella disse que o governo do Estado está aberto à municipalização do trecho.

Segundo ele, é desejo do Estado que os municípios também possam assumir a gestão das estradas. "Se algum prefeito quiser municipalizar algum trecho de rodovia, pode ligar para mim, eu dou o trecho. Se ele quiser, dou outros, porque está assumindo uma responsabilidade que é do Estado."

De acordo com o secretário, o único entrave para municipalizações é o ajuste para que prefeitos não proíbam tráfego de caminhões quando a rodovia é o único acesso ao município ou de ligação intermunicipal.

Costella ainda falou sobre o investimento em outros modais, como hidrovias e ferrovias. Em ambos, mais uma vez, defendeu a participação da iniciativa privada para garantir os recursos. No caso da aviação, o secretário destacou que o Rio Grande do Sul é o Estado com mais voos internos do País.

Em relação às rodovias, elencou as obras em andamento e afirmou que neste ano o governo estadual já investiu R$ 190 milhões nas rodovias e até o fim do ano o volume de recursos para obras deve chegar a R$ 500 milhões.

Acessos municipais entre as metas

Durante a palestra, Costella afirmou que até o final do atual governo devem ser iniciadas as obras de todos os acessos municipais do Estado. "Até o final do governo 80% estarão concluídos", garantiu o secretário.

Costella pontuou que os recursos das privatizações da CEEE e da Corsan serão destinados para investimentos nos projetos da pasta de Transportes, o que inclui as obras de acessos municipais.

Eduardo Amaral

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