Publicidade
Notícias | Região PARA GERAR CONEXÃO

Gestores debatem sobre aumento da permanência e captação de visitantes das classes A e B para a Região das Hortênsias

Encontro reuniu líderes políticos, representes de entidades e empresários do setor; veja os dados apresentados

Publicado em: 09.08.2023 às 10:31 Última atualização: 09.08.2023 às 10:33

Gestores públicos, políticos, representantes de classes e empresários. Todos unidos com o propósito de gerar conexão para melhorar o turismo na região. Esse é o intuito dos encontros promovidos pelo Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias). O terceiro deste ano foi realizado na manhã da terça-feira (8), no Mátria Parque das Flores, em São Francisco de Paula.

Reunião do Contur Hortênsias foi realizado em São Francisco de Paula
Reunião do Contur Hortênsias foi realizado em São Francisco de Paula Foto: Divulgação
O presidente da entidade, Daniel José Hillebrand, destaca que essa uma estratégia da atual gestão. “Queremos manter esse diálogo constante e temos sempre pautas colaborativas apresentadas nas reuniões”, afirma.

Entre os assuntos abordados, o foco foi na segurança pública e no fluxo de turistas da Região das Hortênsias.

O tenente-coronel Cezar Augusto Chaves, que é comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), falou sobre a segurança pública e a criação de um comando regional da Brigada Militar, que terá sede em Gramado, o que representa mais agilidade para demandas e mais policiais nas cidades da região.

O órgão público também passa a integrar o Contur. “Isso demonstra que estamos conseguindo fazer as conexões necessárias, até porque a segurança pública é um tema de urgência e de alta importância para o turismo. Uma região turística precisa de índice de segurança favorável”, ressalta Daniel.

Os vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi, e o secretário de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira, ressaltaram o anúncio da Azul Viagens, feito no início desta semana, em que 20 mil passagens aéreas com desconto serão ofertadas em pacotes para o final do ano.

A medida é uma maneira de incentivar a permanência dos visitantes por mais tempo na Região das Hortênsias e também com a intenção de captar turistas de outros Estados.

"Gramado exerce um papel fundamental no fomento do turismo regional. No entanto, reconhecemos que nenhum avanço é alcançado isoladamente. Encontros como este são essenciais para unirmos esforços em prol da melhoria da experiência dos visitantes. Nossa meta é receber cada turista com igual acolhimento e hospitalidade em todos os municípios da região”, atesta Luia.

Fluxo turístico

Na oportunidade, dados de uma pesquisa do Sebrae foram apresentados, mostrando que os gaúchos são os principais visitantes da região. Depois, respectivamente, os turistas são de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Alagoas.

No ranking de cidade, os moradores de Caxias do Sul, Porto Alegre e Canoas são os que mais passeiam pela Região das Hortênsias. Assim, o estudo mostra que a maior parte dos visitantes está em um raio de até 500 quilômetros de distância.

Do montante de turistas, a maior parte fica entre dois e três dias na região. Já falando em classe social, a D é a que predomina, com mais de 50% entre os do RS e de fora do Estado, depois as C e E. Com isso, Daniel reforça a oportunidade de crescimento da região com as classes A e B, que não chegam a 5% dos visitantes. 

Mônica Pereira

Entre em contato com
Mônica Pereira

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual