Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Projeto ensina e incentiva a amamentação no Hospital Centenário

Ação ocorre esta semana na casa de saúde leopoldense, dentro do Agosto Dourado, mês que destaca o tema

Publicado em: 15.08.2023 às 07:49 Última atualização: 15.08.2023 às 07:53

Dentro do Agosto Dourado, mês que simboliza o incentivo à amamentação, um projeto está levando mais ensinamento sobre o tema às mamães da maternidade do Hospital Centenário.

Vivian deu dicas à mamãe Kerolaine para uma amamentação correta de João Henrique
Vivian deu dicas à mamãe Kerolaine para uma amamentação correta de João Henrique Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Na ação, que começou nesta segunda-feira (14) no local, duas enfermeiras passam pelos quartos onde estão as puérperas e seus bebês prestando orientação, apoio e suporte no manejo prático da amamentação.

A atividade está sendo realizada pela enfermeira obstetra, consultora internacional em lactação e especialista em amamentação, Vivian Bennemann, junto com a enfermeira e pós-graduanda em obstetrícia, Rosana Schaeffer Zeferino. As profissionais visitam os quartos, dão orientações, tiram dúvidas e ajudam as mulheres na hora de amamentar os recém-nascidos. Mamães com bebês na UTI neonatal e gestantes internadas à espera do parto, também são visitadas.

Alguns cuidados

Vivian explica que a atividade é um processo educativo, que visa ajudar a mãe a aprender técnicas mais corretas na hora de amamentar o bebê, não só no hospital, mas principalmente quando ela for para casa. Dentro disso, a maneira adequada de segurar o bebê, como estimulá-lo para mamar e o que fazer quando o seio está machucado ou dolorido são alguns dos itens abordados.

"No início, tem alguns cuidados que tem que se observar: por exemplo, bebê choroso não se põe no peito. Primeiro acalma, pode dar um pouquinho de leite antes, pode ser com uma colherzinha, e depois, então, deve-se treinar a técnica, ajudar o bebê abrir a boca e estimular com uma mão", recomendou.

A especialista também deu dicas importantes sobre o tema. "Todo mundo acha que o bebê tem que mamar no bico do peito, e não é o lugar para o bebê mamar. Ele tem que mamar na aréola, na parte escura. Na aréola, ele vai extrair volume de leite, no bico ele não vai tirar quase nada e vai ferir a mãe", explicou.

As profissionais atuarão na maternidade do hospital até sexta-feira (18), das 8 horas ao meio-dia.

Mamães falam sobre a importância da iniciativa

Entre as puérperas visitadas ontem na atividade, estava Diovana Borges Ferreira, 19 anos, que teve a pequena Thalia na última sexta-feira (11). Mamãe de primeira viagem, Diovana contou que não tem experiência e por isso estava sentindo dores e com o peito machucado. “Foi muito importante (receber as orientações), porque estava bem difícil”.

A mamãe Kerolaine Bueno Vizzotto, 25 anos, também recebeu dicas para amamentar melhor o pequeno João Henrique, que nasceu domingo. Ela comentou que sofreu bastante no aleitamento da primeira filha, mas que as dicas recebidas ontem serão muito importantes desta vez. “A parte teórica eu já sabia, mas a prática, com uma pessoa junto, ajuda muito”, avaliou.

Priscila Carvalho

Entre em contato com
Priscila Carvalho

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual