Publicidade
Notícias | Região VALE DO CAÍ

Cursos de artes da Uergs são transferidos para Porto Alegre

Em Montenegro permanecem apenas turmas em andamento. Encerramento total é previsto para 2026

Publicado em: 24.08.2023 às 15:34 Última atualização: 24.08.2023 às 15:37

Desde o dia 8 de agosto, os cursos de Artes Visuais, Música, Dança e Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) passaram a ter como nova sede a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), vinculada à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), em Porto Alegre.

Antes, as quatro disciplinas eram ministradas na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). A mudança foi aprovada em outubro de 2022 pelo Conselho Superior da Uergs (Consun) em razão das dificuldades para manter a oferta destes cursos em Montenegro.


Uergs vai deixar Montenegro para se instalar em Porto Alegre | Jornal NH
Uergs vai deixar Montenegro para se instalar em Porto Alegre Foto: Reprodução

Por enquanto, permanecem no Vale do Caí somente aqueles alunos que já iniciaram seus cursos antes deste semestre. Todos os novos estudantes dos cursos de Artes da Uergs terão suas aulas na capital.

A previsão, segundo a Universidade, é de que as atividades na Fundarte sejam encerradas até 2026, prazo previsto para a formatura dos estudantes com cursos em andamento. Já os docentes atuarão tanto em Montenegro quanto em Porto Alegre, não estando previstas demissões após o fim das atividades no Vale do Caí.


Publicidade
O prédio da Casa de Cultura possui dez salas reservadas para as atividades, incluindo espaços para aulas teóricas, ensaios, oficinas e ateliês. Neste momento, cerca de 100 alunos iniciaram as aulas na capital. "A Uergs é do Estado e deseja somar forças com a Sedac, fazendo arte, cultura e educação com diversidade. Os cursos de graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro têm orgulho de iniciar uma nova etapa das suas histórias junto à Casa de Cultura Mario Quintana, um espaço onde reverbera a arte", afirma a coordenadora do curso de Dança, Silvia da Silva Lopes.

Montenegro lamenta

A prefeitura de Montenegro recebeu o comunicado da transferência de sede assim que ela foi decidida. Em novembro de 2022, o reitor interino da Uergs, Fernando Guaragna, esteve reunido com diversas lideranças locais. Entre elas, o prefeito Gustavo Zanatta, vereadores e outros representantes da Fundarte e da comunidade. Na ocasião, a diretora-executiva da Fundarte, Júlia Hummes, lamentou a falta de transparência com Fundarte e município: "Nunca fomos comunicados de nada, sempre ouvimos as especulações. A Uergs faz parte de Montenegro, está na Fundarte e lamentamos essa decisão, sem sequer sermos consultados ou comunicados oficialmente."

Guaragna disse que a decisão atende a um pedido de professores e alunos, para que os cursos fossem transferidos para a capital, devido à dificuldade de transporte para Montenegro. A Administração, porém, lembra que um dos pilares da criação da Uergs, no começo dos anos 2000, foi o argumento de que era preciso descentralizar o acesso ao ensino superior. "Queremos que a Uergs fique em Montenegro. Sempre foi nossa vontade", afirma o prefeito.

Crise existe há mais de 10 anos

Desde 2001, a Universidade mantém suas atividades junto à Fundarte em cursos de graduação e pós-graduação. São mais de 300 alunos, vindos dos Vales do Caí, Sinos, Paranhana e Taquari e Região Metropolitana. A parceria, no entanto, corre risco desde 2011. Entre os motivos para o fechamento do polo, de acordo com a Uergs, estão o pouco espaço físico e a falta de transporte público, principalmente à noite, que ocasionou muitos abandonos nos cursos.

A prefeitura chegou a ofertar a doação de terreno para a construção de novo espaço. No entanto, para a Uergs, somente a área não resolveria o problema, pois faltariam recursos para as obras. O custo para uso do espaço também foi um problema, inclusive gerou apontamentos pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado. A Uergs paga à Fundarte até R$ 600 mil por ano.

De acordo com a Fundarte, o contrato com a Universidade inclui somente estes quatro cursos. Assim, ainda não se sabe como será futuramente. "A direção está fazendo um estudo sobre esse impacto. Temos um longo caminho pela frente", afirma.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual