Publicidade
Notícias | Região DE VOLTA AO RS

Torcedora do Inter que sofreu AVC durante viagem à Argentina chega ao Hospital Sapiranga; confira estado de saúde

Verani Corso teve um AVC durante excursão ao país vizinho no fim do mês passado. Desde então, família lutava para trazê-la ao Estado

Publicado em: 28.08.2023 às 18:43 Última atualização: 28.08.2023 às 18:47

Foram quase 28 horas de deslocamento dentro de uma UTI móvel para sair do Hospital Central de Mendonza, na Argentina, até o Hospital Sapiranga, no Vale do Sinos. A torcedora do Inter Verani Corso, de 77 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico durante uma viagem ao país vizinho, chegou ao RS por volta das 21 horas de sábado (26).


Verani Corso | Jornal NH
Verani Corso Foto: Arquivo pessoal

Conforme o filho Ramão Corso, 46, a mãe saiu da UTI e está em um quarto na casa de saúde nesta segunda-feira (28). Apesar da boa notícia, não há prazo para alta hospitalar. "Ela está consciente, raciocinando bem. Já está trabalhando a fisioterapia e a fonoaudiologia", relata. 

Verani interage com a família e consegue movimentar o lado direito do corpo. Agora, a expectativa é de que ela possa voltar a respirar sem a traqueostomia. "[Esperamos] que recupere a deglutição e que possamos reativar o maior parte possível da mobilidade", expôs o filho. 

Ramão diz ainda que os médicos informaram que a recuperação de Verani deve ser "longa, lenta, mas que bem feita, poderá recuperar quase tudo".

Autorização para voltar ao Brasil

Verani apresentou melhoras e foi autorizada a voltar ao Rio Grande do Sul em uma UTI móvel no fim da semana passada. Inicialmente, a transferência havia sido autorizada apenas por UTI aérea, em função do quadro de saúde da paciente. A família chegou a procurar a embaixada brasileira na Argentina, mas não recebeu suporte para trazer a idosa de volta ao Estado. 

Em nota, o Itamaraty informou que estava acompanhando a situação da família, mas que "por limitações orçamentárias e em respeito às normas vigentes, não é possível ao Ministério das Relações Exteriores proceder a repatriações médico-hospitalares".

O governo gaúcho também foi acionado pela família, disse que "quando envolve paciente brasileiro, internado no exterior, que precisar de transferência interhospitalar, as tratativas devem ocorrer através de consulados".

Campanha encerrada

Ramão iniciou uma campanha colaborativa com o objetivo de arrecadar R$ 133.799,00 para o transporte aéreo, mas com a nova autorização, a ação foi encerrada. Ao todo, a vaquinha contou com 512 apoiadores e com R$ 34.714,47 arrecadados. 

Relembre o caso

A professora aposentada aproveitou a oportunidade de participar de uma excursão com um grupo de idosos para realizar o sonho de conhecer o país do seu ídolo colorado, o D’Alessandro. O grupo de turistas saiu do RS no dia 29 de julho e chegou na Argentina no dia 31.

Em 1º de agosto, a idosa chegou a compartilhar uma foto do passeio com os filhos. Porém, na madrugada do dia seguinte, Verani teria se sentido mal e sofrido o AVC no hotel em que estava hospedada. Então, ela foi levada para o Hospital de Mendoza.


Publicidade
Ramão, que é o filho caçula da idosa, viajou de carro para o país vizinho assim que soube o que aconteceu com a sua mãe. Além dele, Verani também é mãe de Dioneia Roberto Corso Valerio, 52.

D'Alessandro que atualmente é coordenador técnico do Cruzeiro, soube da história e publicou um vídeo de apoio à sua fã. Ele também falou com o filho da gaúcha por telefone, mas o teor da conversa não foi revelado.

*Colaborou: Ubiratan Júnior.

Nadine Funck

Entre em contato com
Nadine Funck

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual