Publicidade
Notícias | Região TRADICIONALISMO

Piquetes aguardam a chegada da Chama Crioula em Canoas

Preparativos para a Semana Farroupilha entram na reta final

Publicado em: 01.09.2023 às 14:19

Os preparativos para a Semana Farroupilha estão acelerados no Parque do Gaúcho, localizado Rua Vinte e Quatro de Outubro, 10 - bairro Fátima. Os 79 piquetes instalados no local passam pelos últimos ajustes até a chegada da Chama Crioula, no dia 13 de setembro.

Pai e filhas aguardam ansiosos pelas atividades da Semana Farroupilha
Pai e filhas aguardam ansiosos pelas atividades da Semana Farroupilha Foto: PAULO PIRES/GES

Na quinta-feira (31), o som ambiente do parque era de marteladas e madeiras sendo serradas. Os piquetes têm até o dia 10 de setembro para realizar obras e reformas. O piquete número 14 do parque, Estirpe Crioula, está com tudo pronto, conta o fundador Igor Scherdien, de 43 anos, ao lado das filhas Nicoly da Luz Scherdien, de 21 anos, e Marina da Luz Scherdien, de 15 anos.

"É o momento mais esperado do ano. Quanto mais os dias se aproximam, maior fica a ansiedade. Participamos das demais atividades que ocorrem no parque, porém, a Semana Farroupilha tem uma aura especial, a atmosfera muda", destaca Igor.

A união familiar e a paixão pelo tradicionalismo gaúcho impulsionaram a fundação do Estirpe Crioula. Fundado em 2014, o piquete possui cerca de 50 membros. "É um espaço familiar. Juntamos os parentes e alguns amigos, e felizmente, deu certo. A partir do dia 13 de setembro faremos atividades todas as noites. Por conta do trabalho dos integrantes, os encontros serão a maioria no período da noite. Faremos jantas, rodas de conversa com chimarrão, músicas nativistas. Será uma grande confraternização entre os membros", enfatiza.

Entre as atividades diurnas está prevista a visitação de alunos de escolas do município no piquete. "Serão bem-vindos", diz Igor.

Aumento da participação de mulheres em rodeio

Pai e filhas integram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). "Seguimos as normas e regras do MTG. A Nicoly é a segunda mulher juíza do Rio Grande do Sul. É mais um indicativo que as coisas estão mudando para melhor", completa Igor.

A participação das mulheres na narração em rodeios aumentou nos últimos anos, ressalta o pai. "A Semana Farroupilha é uma vitrine para que mais meninas conheçam e possam se interessar pelo tradicionalismo em geral", salienta.

Para conciliar o período festivo com as atividades profissionais e de estudo, pai e filhas organizam os horários. "É tranquilo. Conseguimos manter a rotina, sem deixar de lado a nossa paixão pela tradição. É fácil porque durante o ano todos estamos envolvidos com atividades e festivais", destaca Igor.

As irmãs falam da relação com o tradicionalismo de forma compartilhada. "Estamos sempre juntas. Fazemos provas de laço de forma individual, mas também em dupla, seja entre nós ou com o pai. Nossa mãe nos acompanha junto. Ela já participou de competições como prenda. É uma união entre nós, mas também com as pessoas que conhecemos nos eventos. No fim, somos todos uma grande família", destaca Nicoly.

As comidas típicas da culinária gaúcha ganham destaque no piquete Estirpe Crioula. "Na Semana Farroupilha, cada grupo será responsável pela produção de uma janta. Faremos churrasco, carreteiro e demais pratos da cultura gaúcha, além do chimarrão e muita música para dançar", diz.

O uso das tradicionais vestimentas é uma das recomendações feitas pelo piquete. "Não é obrigatório, mas preferível que a pessoa esteja vestida a caráter. Teremos um bonito evento", finaliza.

Taís Forgearini

Entre em contato com
Taís Forgearini

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual