Publicidade
Notícias | Região TRADICIONALISMO

Churrasco não falta no acampamento que exalta a solidariedade

Famílias aproveitaram o domingo ensolarado para honrar as tradições gaúchas

Publicado em: 11.09.2023 às 05:00 Última atualização: 11.09.2023 às 07:18

O Acampamento Farroupilha de Sapiranga, que reúne 83 piquetes no Parque Municipal do Imigrante, exalta o tradicionalismo gaúcho com gastronomia, esporte, música, mas também com solidariedade. Na manhã de sol no domingo (10), quem esteve no local pode sentir o cheiro da costela de gado e carne de ovelha assados sobre a brasa, assistir o futebol de bombachas, ouvir música de piquetes e aproveitar para doar alimentos e kits de higiene que serão enviados para o Vale do Taquari, fortemente atingido pelas chuvas.


No piquete do CTG Querência do Quero-Quero, Juliano Mello, André Rosa e Robson Menezes, o Baiano, ficavam de olho na carne que era assada, mas o abacaxi, cenoura, pimentão e abobrinha chamavam atenção de quem passava pelo local | Jornal NH
No piquete do CTG Querência do Quero-Quero, Juliano Mello, André Rosa e Robson Menezes, o Baiano, ficavam de olho na carne que era assada, mas o abacaxi, cenoura, pimentão e abobrinha chamavam atenção de quem passava pelo local Foto: Susi Mello/GES-Especial

"A movimentação do Parque está boa, mesmo com chuva", declarou a secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen, referindo-se ao sábado e prevendo que o domingo seria melhor por conta do sol que apareceu.

Bastava uma volta entre os piquetes para conferir a movimentação em torno do prato que não pode faltar aos gaúchos: o churrasco. Além da carne nas churrasqueiras, outros ingredientes davam cor e sabor à gastronomia. Frutas, verduras e legumes, também assadas, chamavam atenção de quem circulava entre os galpões de madeira.

Governo federal anuncia repasse de R$ 741 milhões às cidades atingidas pelas cheias


Publicidade
No piquete do CTG Querência do Quero-Quero, Juliano Mello, André Rosa e Robson Menezes, o Baiano, a carne era assada, mas o abacaxi, cenoura, pimentão e abobrinha chamavam atenção também. "Todo mundo gosta", comenta, referindo-se aos assados além da carne. A maioria dos que iriam apreciar o prato é o visitante amigo. "A gente acolhe todos para manter o piquete", conta Mello.

Enquanto os amigos Mônica de Oliveira, 31, e Maiquel Santos, 34, ambos corretores de imóveis, aguardavam a carne ficar assada, o tempo passava com jogo de cartas. "Na minha opinião, o evento está exaltando muito a cultura gaúcha. É um mês que precisamos resgatar as nossas tradições através da música, da culinária, da convivência em si, que não se tem muito no dia a dia", acrescenta Mônica.


Enquanto os amigos Mônica de Oliveira, 31, e Maiquel Santos, 34, ambos corretores de imóveis, aguardavam a carne ficar assada, o tempo passava com jogo de cartas. | Jornal NH
Enquanto os amigos Mônica de Oliveira, 31, e Maiquel Santos, 34, ambos corretores de imóveis, aguardavam a carne ficar assada, o tempo passava com jogo de cartas. Foto: Susi Mello/GES-Especial

Esporte

E quando se aborda a convivência, o esporte pode ser uma alternativa. No domingo pela manhã, como a chuva deixou a área verde próximo ao estacionamento muito alagada, a oficina de tejo, tava, argola e ferradura não ocorreu. Em seu lugar, os piqueteiros aproveitaram para jogar futebol de bombacha.

No lugar de camisa, calção e chuteiras, a bombacha esteve presente. O time atraiu o público em torno do campo e goleira improvisados. Os piquetes "Os Picaretas" e "Aba Larga" deram um show de bola em meio ao barro que sobressaía do gramado encharcado.

O funcionário público Cleber Fernando Wachburger, 50, com a filha Anna Carolina da Costa Wachburger, 3, acompanharam uma jogadas, antes do costelão e ovelha irem para a brasa. Integrante do piquete Voadores dos Pampas, Wachburger elogia a programação do evento de onde participa com a família e equipe de adeptos de vôos de paraglider, que dão nome ao piquete.

Durante a semana, antecipa a diretora de Turismo, Giovana Canani, os CTGs irão realizar oficinas para estudantes das escolas e participantes de grupos da Assistência Social. Nos dias 12 e 15, pela manhã e tarde, terão aulas de jogo de bocha, de encilhar cavalo, o preparo do chimarrão. E nos dias 15 e 16 terão torneio de vaca parada e de bocha, respectivamente.

Doações

A secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen, salienta que a solidariedade é importante. "Foi uma ação entre os CTGs e piqueteiros, que se mobilizaram e nos chamaram para ajudar. É importante esse apoio para os vizinhos do Vale do Taquari", destacou, lembrando que as doações serão levadas para a Defesa Civil do Estado. Na entrada do Parque há dois caminhões onde as doações são recebidas. "Precisamos de água potável, kits de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis", detalha Roberta.

Doações

A secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen, salienta que a solidariedade é importante. "Foi uma ação entre os CTGs e piqueteiros, que se mobilizaram e nos chamaram para ajudar. É importante esse apoio para os vizinhos do Vale do Taquari", destacou, lembrando que as doações serão levadas para a Defesa Civil do Estado. Na entrada do Parque há dois caminhões onde as doações são recebidas. "Precisamos de água potável, kits de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis", detalha Roberta. 

Música nesta segunda-feira

11/09 - Segunda-feira
20h – Grupo Armada Campeira

Susi Mello

Entre em contato com
Susi Mello

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual