Publicidade
Notícias | Região SOLIDARIEDADE

Paroquianos e fiéis do Santuário São Cristóvão entregam 500 marmitas em Estrela

Voluntários canoenses arrecadam doações para famílias do Vale do Taquari

Publicado em: 16.09.2023 às 11:59

A enchente que atingiu o Vale do Taquari deixou um rastro de destruição em diversos municípios. Em solidariedade aos moradores, o Santuário São Cristóvão de Canoas montou uma força-tarefa para arrecadar doações de alimentos, móveis, eletrodomésticos, roupas, cobertores e produtos de higiene e limpeza.

Voluntários produzem marmitas e arrecadam doações para vítimas da enchente
Voluntários produzem marmitas e arrecadam doações para vítimas da enchente Foto: Santuário São Cristóvão/Divulgação

A coleta é feita no santuário, localizado na Rua Tupi, 228 - bairro Igara. O telefone para contato via WhatsApp ou ligação é o (51) 3477.1908. O padre do Santuário São Cristóvão, Rodrigo Costa enfatiza a importância da caridade. "O sofrimento do outro nos atinge porque é um irmão necessitado. É um ser humano que está passando frio e fome. Jesus é amor e caridade. A compaixão é um gesto de fé e benevolência", avalia.

Na sexta-feira (15), fiéis da Pastoral de Caridade São Lourenço, que integra o santuário, fizeram a entrega de 500 marmitas, caixas de frutas e dezenas de kits escolares no bairro Industrial de Estrela, no Vale do Taquari. A ação mobilizou cerca de 80 pessoas.

A refeição composta por arroz, feijão, massa, legumes e carne moída com molho foi entregue para as famílias atingidas pela enchente. "Eles perderam tudo. Praticamente o que sobrou foi as paredes. É uma situação difícil. Nosso objetivo é fechar um caminhão com todo tipo de doação e levar na próxima semana para Estrela", destaca o padre.

A primeira cidade ajudada pelo grupo foi Roca Sales. "Na semana que ocorreu a enchente fizemos a entrega de cerca de mil cachorros-quentes e sanduíches. Para não concentrar em único lugar, entramos em contato com a população de Estrela e identificamos a necessidade deles para enviar assistência", salienta.

O auxílio dos paroquianos e da comunidade tem sido essencial para a confecção de marmitas e a distribuição das doações. “Infelizmente, não podemos ir todos os dias. Porém, estamos organizando e arrecadando o máximo possível para levar no caminhão itens variados", enfatiza Rodrigo.

O padre lamenta a insensibilidade de algumas pessoas. "Têm municípios que estão com barreiras porque os curiosos estavam indo para fazer fotos em meio a tragédia. A busca por likes nas redes sociais é assusta e desafia o bom senso", evidencia.

"Toda ajuda é bem-vinda", diz padre

Rodrigo Costa reforça que o grupo formado para ajudar as vítimas das enchentes está aberto para mais voluntários. "Quem puder contribuir, seja da forma que puder, será bem recebido. Continuamos montando os kits com diferentes itens para auxiliar a comunidade de Estrela, mas se houver a necessidade de ajudar em outro município do Vale do Taquari, a população pode fazer contato conosco pelo telefone do santuário. Rezamos para que a reconstrução seja rápida em todos os municípios afetados", finaliza.

Taís Forgearini

Entre em contato com
Taís Forgearini

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual