Publicidade
Notícias | Região IMPASSE

Bloqueios são reinstalados nos acessos ao desvio do pedágio da RS-240 em Portão

Ação ocorre após decisão judicial permitir recolocação da sinalização para "disciplinar o trânsito"; entenda

Publicado em: 21.09.2023 às 15:08 Última atualização: 21.09.2023 às 15:41

O impasse sobre os desvios do pedágio de Portão, na RS-240, ganhou novo capítulo nesta quinta-feira (21). Ainda pela manhã, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pelo trecho, deu início à reinstalação dos bloqueios nas ruas que dão acesso ao desvio da praça de cobrança. Placas, cones e malas de concreto estão sendo utilizados para barrar o trânsito no local.

Ao todo, pelo menos quatro pontos devem ser interditados. Além disso, estão sendo colocados bloqueios no meio da pista da RS-240. A ação ocorre após decisão judicial recente, recebida no início da semana pela Prefeitura de Portão, que proíbe os acessos ao desvio do pedágio instalado na cidade.

A medida foi classificada pelo prefeito Delmar Hoff, o Kiko, como "absurda". Em vídeo publicado na página da prefeitura no Facebook no início da semana, Kiko antecipou que o município iria recorrer da decisão e que contataria um engenheiro de trânsito para garantir embasamento técnico. No vídeo, o prefeito acrescenta que a Justiça proíbe o desvio do pedágio pelas ruas Dos Gaúchos, Getúlio Vargas, Antônio Collor e José Luiz Caetano Sousa.

Pela indicação do mapa que aparece no vídeo, somente a Rua São Leopoldo não seria bloqueada. Até o início da tarde desta quinta-feira, conforme a procuradora-geral de Portão, Tatiana Sampaio, a cidade ainda não havia entrado com o recurso. Também o engenheiro de trânsito ainda não havia sido contratado.

Procurada, a CSG explicou que a autorização judicial partiu da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e atende a uma ação movida pela concessionária após decisão anterior ter determinado a retirada das placas de interdição dos acessos. A sinalização havia sido instalada pela primeira vez em 26 de agosto deste ano, mas precisou ser retirada por ordem judicial. 

A decisão mais recente, conforme a CSG, permite a recolocação da sinalização para "disciplinar o trânsito na RS-240, uma vez que se trata de medida atinente à segurança dos usuários". 

"Me sinto lesada"

Moradora do bairro Rincão do Cascalho, a dona de casa Rosana de Moura, 48 anos, se disse surpresa com a decisão. Segundo ela, a partir de agora, para ir ao mercado, por exemplo, terá de desembolsar R$11,90 toda vez em que passar pelo pedágio. "Me sinto lesada, ainda mais pelo fato de nós, moradores, não termos isenção no pedágio. É uma medida abusiva e que visa somente a arrecadação", opina. 

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual