Publicidade
Notícias | Região MISTÉRIO

"Forte cheiro de cebola podre": Moradores estão intrigados com odor e ardência nos olhos por causa de "sensação ácida"

Origem do mau cheiro segue um mistério na Rua Onorino Andreazza, em Canoas

Publicado em: 21.09.2023 às 10:31 Última atualização: 21.09.2023 às 11:17

Um odor semelhante ao de cebolas em processo de putrefação intriga os moradores da Rua Onorino Andreazza, no bairro Olaria. Segundo a comunidade, o mau cheiro se intensifica conforme o vento.


Terrenos próximos à região afetada estão cheios de lixo | Jornal NH
Terrenos próximos à região afetada estão cheios de lixo Foto: PAULO PIRES/GES

Na terça-feira (19) bombeiros, técnicos do Meio Ambiente e da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) analisaram a área, porém, as equipes não encontraram a origem do cheiro desagradável.


Publicidade
Segundo a Fepam, o monitoramento da região seguirá nos próximos dias. A principal hipótese é que seja algo que estava enterrado e, com o volume de chuvas, tenha emergido para a superfície.

Moradores relatam poluição e descarte irregular de lixo na região.

"O córrego passa atrás da casa da vizinha que mora na frente. Ela está fora de casa desde o início da semana por causa do forte cheiro de cebola podre. A ardência nos olhos por conta da sensação ácida fez com que ela fosse para a casa da mãe por uns dias", detalha Marete dos Santos Guimarães.

Carga

Segundo a cuidadora de idosos, entre os vizinhos, a principal desconfiança é o descarte irregular de uma carga de cebolas estragadas. A reportagem esteve nos locais indicados pela população, porém, não há vestígios de alimentos descartados ou odores em terrenos próximos ao córrego.

O mistério permanece. Na manhã de quarta-feira (20), o cheiro (mais brando) era sentido apenas próximo das casas na Rua Onorino Andreazza.

"Não sabemos mais o que fazer. As equipes dos órgãos responsáveis também não encontraram nada. É uma situação desconfortável. Embora o cheiro não seja constante, ele atrapalha o dia a dia. Tive que ficar com a casa fechada", desabafa a moradora.

Denúncias

Segundo a Prefeitura de Canoas, denúncias por descarte irregular de resíduos como restos de galhos, folhas resultantes de podas de árvores, os de construção civil, móveis e equipamentos devem ser feitas por meio CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), no telefone 0800.510.1234 ou no atendimentocidadao@gmail.com (via e-mail).

Em Canoas, jogar lixo na rua é crime. As autuações podem ser feitas em flagrante por fiscais da Prefeitura, e as multas variam de 400 a 50 URMs. Atualmente, uma URM equivale a R$ 3,19.

As multas podem passar de R$ 1.200.

Taís Forgearini

Entre em contato com
Taís Forgearini

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual