Publicidade
Notícias | Região SAIBA COMO CONTRIBUIR

Casal resgatado de escombros sofre fraturas e família pede ajuda para reconstruir imóvel: "Vamos recomeçar"

Residência desabou na última sexta-feira (22) em Novo Hamburgo; vítimas foram soterradas e precisaram retiradas do local pelos Bombeiros

Publicado em: 25.09.2023 às 14:58

O casal de Novo Hamburgo que ficou por cerca de meia hora soterrado, na última sexta-feira (22), após o desmoronamento de uma residência sofreu fraturas nas costelas e diversas escoriações. Os dois já tiveram alta hospitalar e se recuperam das lesões em casa.


Residência desabou na última sexta-feira (22) em Novo Hamburgo | Jornal NH
Residência desabou na última sexta-feira (22) em Novo Hamburgo Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A condição de saúde mais delicada é a da dona de casa Maria Teresinha Cavalheiro Bastos, de 66 anos. Segundo a filha do casal, Ana Paula Bastos, a mãe teve duas costelas quebradas e uma terceira costela ficou trincada. Seu pai, João Carlos da Silva Bastos, 57, está com diversas costelas trincadas, o que também requer atenção na recuperação.

"Compramos todos os remédios receitados visando à recuperação deles o mais rápido possível", conta Ana Paula.

Casa emprestada por amigo

Com o imóvel no bairro Canudos em ruínas e sem poder trabalhar, Maria Teresinha e João Carlos contam com a ajuda de familiares e amigos. Enquanto não conseguem reconstruir a casa, um amigo do casal emprestou um imóvel próximo ao endereço onde o casal residia para que eles possam ficar tranquilos neste período de recuperação.

"Esse amigo cedeu sua casa até que a gente consiga limpar o terreno onde estava a casa que desmanchou", explica a filha.

Ana Paula conta, ainda, que a família recebeu algumas doações de vizinhos. "O que não destruiu com o desmoronamento ficou sujo de barro e molhado com a chuvarada, mas vamos recomeçar, na medida do possível", afirma. Por enquanto, o casal prefere não falar sobre o caso.

Vaquinha virtual pretende arrecadar R$ 10 mil

Para auxiliar Maria Teresinha e João Carlos a reconstruir a casa, familiares lançaram, nesta segunda-feira (25), uma vaquinha virtual para angariar recursos para a compra de materiais de construção. A meta é arrecadar R$ 10 mil, conforme Dieison Müller Fonseca, genro do casal e criador da vaquinha. (Clique aqui para ajudar).


Publicidade
"Por causa das lesões, meu sogro não conseguirá trabalhar por ora, e não sabemos por quanto tempo ele terá que ficar parado se recuperando", explica o genro. João Carlos é pedreiro.

Relembre o caso

O desmoronamento de uma casa de dois pisos, na Rua Charrua, em endereço próximo à Rua Potiguara, deixou Maria Teresinha Cavalheiro Bastos e João Carlos da Silva Bastos feridos. Conforme o Corpo de Bombeiros, o fato foi registrado às 8h20 do dia 22, e chovia forte no momento.


Casa desaba ao lado de escola no bairro Canudos, em Novo Hamburgo | Jornal NH
Casa desaba ao lado de escola no bairro Canudos, em Novo Hamburgo Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Assim que as guarnições chegaram ao local, começaram os trabalhos de resgate às vítimas, que estavam presas sob os escombros. "Outra medida que tomamos foi escorar partes da casa que corriam risco de deslizar novamente sobre o casal", explicou o capitão Tiarles Gularte de Almeida.

Os bombeiros levaram em torno de 25 minutos para retirar o casal. "Foi um trabalho que exigiu muita cautela da equipe pelo risco que havia no local. Felizmente, ambos foram resgatados conscientes, apesar das lesões graves", comenta.

A residência ficava em um terreno próximo ao da Emei Arca de Noé, escola municipal que atende crianças de 0 a 3 anos. A suspeita dos Bombeiros é que, com o excesso de chuva dos últimos dias, a propriedade tenha ficado encharcada, provocando o deslizamento de terra e a queda da casa. Os escombros do imóvel deslizaram para dentro do pátio da escola infantil, mas, como chovia no momento, não havia nenhuma criança na pracinha.

Além do casal, que dormia no andar de cima da residência, também estavam no imóvel a filha Ana Paula, o marido e a filha do casal, uma menina de 4 anos. Os três conseguiram sair do local antes de ocorrer o desmoronamento. Ana conta que o marido ouviu um barulho forte na estrutura da casa antes de tudo vir abaixo.

"Escapamos de ser esmagados por uma fração de segundos. Tivemos tempo de pegar nossa filha nos braços e sair correndo", declarou, logo após o fato.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual