Publicidade
Notícias | Região Serra gaúcha

Influencer escolhe Gramado como lar e divulga cidade ao País

Com mais de 70 mil seguidores e com participações em programa de tevê, pernambucano mostra o glamour da "Europa brasileira" pelas redes sociais

Publicado em: 10.11.2023 às 07:30

Conteúdo Especial | Núcleo 360

Natural de Recife, no Pernambuco, o jovem Tiago Schuler Cipriano viaja o mundo desde os 17 anos. Com o espírito aventureiro e apaixonado pela liberdade, o pernambucano já soma mais de 25 países carimbados no passaporte. E foi compartilhando essas idas e vindas pelas redes sociais que o jovem despontou como influencer. Hoje, contabiliza mais de 70 mil seguidores só no Instagram. No entanto, de tanto viajar o mundo, ele sentiu vontade de estabelecer vínculo e criar raízes. Após a perda repentina do pai, ele resolveu que a família seria prioridade e procurou uma cidade, aos moldes das que conheceu fora do País, para estabelecer morada. “Queria a segurança, a beleza, a qualidade de vida que encontrava fora do Brasil. Foi então que eu me deparei com Gramado e influenciei a minha família a se mudar para cá”, conta.

Tiago Schuler Cipriano

Há sete meses na Serra gaúcha, ele casou a paixão pelo turismo com o novo CEP. E, desde então, divulga as atrações da Região das Hortênsias para o restante do País. Além das redes sociais, ele conta do seu dia a dia em um programa de tevê que é transmitido no Espírito Santo e que pode ser acessado também pela Internet. Mas ele não quer parar por aí: “ainda neste ano, vou lançar minha empresa de turismo. Já que sou apaixonado por turismo e vivo na cidade mais turística do Brasil, por que não unir as duas coisas?”, provoca.

ENTREVISTA | Tiago Schuler Cipriano

Como você começou nesta vida de turista?
Na minha família, sou conhecido como o filho sonhador. Desde pequeno, sempre corri atrás dos meus sonhos e fiz coisas que uma criança daquela minha idade nos tempos de hoje não faria. Aos 17 anos, saí do País pela primeira vez para visitar uma grande amiga de Arcoverde que estava morando em Münster, na Alemanha. Naquela época, um menino com 17 anos viajar com três euros no bolso era uma missão louca. Mas fiz isso até mesmo sem a minha mãe saber. Depois disso, viajar se tornou a maior paixão da minha vida. Eu descobri, aos 17 anos, que eu amava tudo mas não queria ficar em lugar nenhum, queria continuar viajando, explorando.

E o que aconteceu depois?
Depois disso a história foi longa. Conheci mais de 25 países. Literalmente, trabalhava pra viajar. E me tornei um influenciador de viagens, isso há mais de nove anos. Meu intuito sempre foi mostrar minhas viagens e influenciar pessoas a fazerem o mesmo. Nosso mundo é muito lindo e as pessoas precisam conhecer, precisam ver e sentir as quatro estações, precisam falar ou apenas escutar pessoas falando outras línguas ao seu lado, outras culturas. Viajar é viver, viajar é aprender, é colecionar momentos: viajar é libertador.

Você chegou a morar fora por um período maior?
Sim, no meio de tantas viagens, idas e vindas, resolvi passar um tempo nos Estados Unidos com a minha família, pois temos familiares queridos por lá. Ficamos por quase dois anos. Voltamos para o Brasil na pandemia. Mas como sempre fui influenciador, até mesmo na minha casa, comecei a mostrar pra eles que deveríamos viver em um lugar com segurança, saúde, qualidade de vida, pois em Recife não tínhamos isso.

Por isso a escolha por Gramado?
Eu já sentia a necessidade de aproveitar mais a minha família. Acredito que a rápida partida do meu pai, há cinco anos, me fez pensar em muitas coisas e o mais importante foi abrir os olhos para ter mais momentos com as pessoas que mais amo, que são minha mãe meus irmãos. Então comecei a pesquisar qual seria o melhor lugar para viver no Brasil e só aparecia Gramado. Até que, de tanto pesquisar, ver vídeos, fotos e estudar o assunto, tomamos a decisão de vir para Gramado mesmo sem nunca ter vindo à cidade.

Pareceu uma loucura?
Pra mim não, pois sempre fiz isso. Nunca tive medo de nada, mas com sorriso no rosto e olhos brilhando confesso que fizemos e foi uma das escolhas mais incríveis das nossas vidas. Cheguei aqui e fiquei encantado com tanta beleza, com tantas atrações. Ando com o celular na mão e nunca me senti inseguro. Só quem já veio a Gramado que sabe do que estou falando. Me senti e me sinto até hoje vivendo dentro de uma Disney na Europa (risos).

E como você segue com teus conteúdos sobre viagens?
Agora, tenho muitos conteúdos ricos sem precisar sair da cidade, pois estou aqui há sete meses e confesso que ainda não conheci a metade do que Gramado oferece. Todos os dias estou gravando e mostrando Gramado para o mundo. Tenho um alcance de mais de 500 mil pessoas com as minhas publicações e estou com 75 mil seguidores , que são pessoas que amam fazer o que faço e amam ver o que mostro. Um público familiar que ama interagir comigo e eu amo mostrar tudo pra eles .

E quais os planos para o futuro?
O turismo sempre esteve no meu sangue. Então por que não abrir a minha própria agência de viagens? Já que estou vivendo na cidade mais turística do Brasil e amo essa profissão? Então esse ano ainda irei inaugurar a minha agência. Será uma agência com passeios, viagens e traslado com espaço para 14 pessoas, no qual será contada a minha história e o meu “espírito” estará lá, pois foi tudo escolhido por mim.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual