Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Você presta atenção?

Guarda-vidas divulgam áreas para banho em rios e praias neste verão no litoral gaúcho

Bandeiras que sinalizam as condições da água também vão demarcar distância segura para ingresso em rios ou no mar

Publicado em: 28.11.2019 às 08:34 Última atualização: 28.11.2019 às 10:05

AFOGAMENTO: guarda-vidas resgataram ex-prefeito, mas celulares teriam se perdido no mar Foto: Inézio Machado/GES
Na Operação RS Verão Total 2020, será necessário os banhistas ficarem ainda mais atentos às bandeiras de sinalização. Esta é a recomendação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que divulgaram a delimitação das áreas de banho em rios e praias do litoral. Além das tradicionais bandeiras, localizadas acima dos postos de salvamento (guaritas), serão afixadas bandeiras perto da água, sinalizando locais específicos. As flâmulas coloridas irão auxiliar o banhista a identificar não apenas as condições das ondas, mas a área mais segura para banho.

Nesta quinta-feira (10), na praia de Tramandaí, o CBMRS fará uma demonstração técnica de sinalização, demarcação da área de banho e esclarecimento sobre a utilização dos equipamentos como os quadriciclos e um flutuador com cinta que se prende ao corpo e é utilizado em resgates. O comando-geral também participa da atividade. 

Além disso, é recomendada cautela devido ao risco específico que cada área balneável apresenta, devido ao mar aberto, as águas são mais suscetáveis aos ventos e, consequentemente, a profundidade e a corrente mudam de forma muito rápida. Essa dinâmica faz com que o banho no mar do litoral gaúcho ofereça maior risco de afogamento, especialmente para quem não age com cautela. 

Com a delimitação da área de banho, indicada por meio das bandeiras, os profissionais do CBMRS conseguem informar as condições do mar e os locais mais seguros para banho. As diretrizes foram alinhadas, a partir das peculiaridades do litoral gaúcho e conceitos internacionais de Prevenção ao Afogamento, com os corpos de bombeiros militares do restante do país e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Bandeira verde

Bandeira verde sinaliza boas condições de banho Foto: CRBMRS

Indica que o mar está bom, sem buracos e poucas formações de ondas, com correntes fracas ou inexistentes. Neste caso, a área de cobertura do guarda-vidas é de 300 metros, sendo 150 metros de distância à direita ou à esquerda do posto de salvamento (guarita).

Bandeira amarela

Sinaliza cautela e cuidado ao entrar na água Foto: CBMRS

Indica que o mar oferece risco para o banho, com necessidade de atenção. Aponta alterações no mar. Você pode entrar na área sinalizada, mas deve tomar cuidado com ondas, buracos e correntes de retorno. Neste caso, a área de cobertura do guarda-vidas é de 200 metros, sendo 100 metros de distância à direita ou à esquerda do posto de salvamento (guarita).

Bandeira vermelha

Com bandeira vermelha, o mais prudente é ficar na areia Foto: CBMRS

Indica que o mar está muito perigoso, com grandes ondas, muitos buracos e correnteza forte. Crianças e pessoas com dificuldade de locomoção podem ser arrastadas. O banho não é recomendado e o risco de emergência aquática aumenta. Neste caso, a área de cobertura do guarda-vidas é de 100 metros, sendo 50 metros de distância à direita ou à esquerda do posto de salvamento (guarita).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.