Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Previsão do tempo

Mínimas de inverno e máximas de verão: RS tem grande variação entre as temperaturas

Sensação de frio, em pleno fevereiro, está associada a uma massa de ar frio e seco que ingressou no Brasil no final de terça-feira. Segundo a MetSul, próximos dias devem ser secos no Estado

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 27.02.2020 às 09:03 Última atualização: 27.02.2020 às 09:10

Amanhecer foi gelado na região, mas com sol ao longo do dia, máximas devem ser amenas Foto: GES

O amanhecer gelado desta quinta-feira (27) não deve interferir na elevação dos termômetros na segunda metade do dia e num dia ensolarado na Grande Porto Alegre, conforme afirma a MetSul Meteorologia. Hoje, aqui na região, o amanhecer teve mínimas na casa dos 15°C e as máximas devem chegar aos 28°C, com o tempo aberto e o vento calmo, à noite as temperaturas voltam a cair, ficando na casa dos 13°C. Ou seja, o que chama a atenção é o fato da grande variação nos termômetros, fenômeno que também é chamado de amplitude térmica e que deve persistir nos próximos dias. 

Nas outras regiões, como na Serra e no Planalto do Rio Grande do Sul, por exemplo, o amanhecer teve temperatura na casa dos 6°C em alguns pontos, e as máximas chegam aos 25°C. Em São José dos Ausentes, por exemplo, a mínima foi de 2,2°C; já em Bom Jesus, os termômetros marcaram 4,6°C. Mas a menor temperatura registrada no Sul do Brasil foi em Urupema, em Santa Catarina: 0,9°C.

Próximos dias serão de pouca chuva

Os próximos dez dias devem ser de tempo firme na região, segundo a meteorologista da MetSul Estael Sias. "A tendência é um período de tempo seco, com alguma garoa, mas praticamente sem chuva forte". Ela ressalta que, inicialmente, há um refresco na temperatura nos próximos dias, mas depois volta a aquecer e terá calor típico de verão. "Então, em termos de estiagem não há melhoria a curto prazo e em março tem uma tendência de chuva abaixo da média no Rio Grande do Sul", salienta.

Conforme Estael, a chuva segue com um padrão irregular nas próximas semanas. "Eventualmente chove forte, mas é essa chuva concentrada, de apenas um dia, e depois o resto do mês praticamente sem chuva, e isso não resolve a estiagem. Para amenizar a estiagem são necessários de cinco a seis dias de chuva consistente, abrangente e generalizada", pondera. Em Novo Hamburgo, até agora, choveu 35 milímetros, que é 32% da média histórica do mês de fevereiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.