Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Desabastecimento

Falta de luz atinge cerca de 895 mil clientes no RS

Na área de concessão da RGE, são 145 mil sem fornecimento de energia; CEEE informa que 750 mil clientes são afetados

Publicado em: 01.07.2020 às 09:06 Última atualização: 01.07.2020 às 09:10

A falta de energia elétrica provocada pelos temporais entre a noite e a madrugada desta quarta-feira (1º) deixa 895 mil clientes da CEEE e RGE sem luz nesta manhã. O vento forte efeito do "ciclone bomba" gerou rajadas de vento que chegaram a 116 km/h no Estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O vento mais intenso foi registrado em Santa Vitória do Palmar no início da madrugada. Em Pelotas, o vento chegou a 97,6 km/h entre às 3 e 4 horas, e a 95,8 km/h entre 6 e 7 horas em Tramandaí.

As áreas de concessão da CEEE mais afetadas incluem o litoral norte (310 mil clientes sem fornecimento) e metropolitana (303 mil, incluindo a capital). Em Porto Alegre, a estação meteorológica do Aeroporto marcou 85,1 km/h entre 3 e 4 horas, mas o efeito de afunilamento pelas construções e topografia tendem a acelerar o vento em outros pontos da cidade, com rajadas superiores.

Por volta das 8 horas, a CEEE informou que estava com todas as equipes na rua, focadas no restabelecimento do serviço aos clientes. "Há muitas ocorrências de quedas de árvores com fios rompidos em toda área de concessão".

Área da RGE

Segundo a RGE, o vento que chegou na região Leste do Estado durante esta madrugada causou muitos danos na rede de distribuição de energia elétrica da empresa, provocando interrupção no fornecimento do serviço em várias cidades.

Por volta das 8 horas, eram 145 mil clientes com o fornecimento prejudicado em toda a área de concessão. Destes, 37 mil se concentram na região de Erechim, uma das mais castigadas pelo temporal.

A RGE ressalta que está com suas equipes totalmente mobilizadas para restabelecer o serviço, priorizando a segurança dos colaboradores em campo e da população. "No entanto, a complexidade dos danos, a dificuldade de acesso em alguns locais, estradas fechadas e principalmente, a continuidade da chuva, dificultam o trabalho, o que pode demorar mais tempo para a normalização do serviço", diz a nota.

Contato

Os clientes que estiverem sem luz ou que precisarem entrar em contato com a RGE, devem priorizar os canais site, aplicativo, WhatsApp e SMS, uma vez que o call center pode apresentar lentidão pela alta procura no atendimento.

WhatsApp: (51) 3539-6791
SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS com navegação gratuita)
Call Center: 0800 970 0900

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.