Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Previsão do tempo

Tempo será instável nesta terça-feira e com risco de granizo no Vale do Sinos

Na região, o vento que causou transtornos e deixou muitos moradores sem energia

Publicado em: 27.10.2020 às 09:23 Última atualização: 27.10.2020 às 09:43

Chuva,tempo. Foto: Inézio Machado/GES/Inezio Machado/GES
Um centro de baixa pressão, que avança pelo Rio Grande do Sul com chuva e trovoadas em algumas localidades, dará origem a um ciclone extratropical nesta terça-feira (27) na costa gaúcha. A região do Vale do Sinos, por exemplo, corre risco de queda de granizo ao longo do dia. Em Novo Hamburgo, as máximas chegam aos 22°C nesta terça.

De acordo com a MetSul, nesta área de baixa pressão pode se aprofundar rapidamente com a gênese de um vórtice (aspecto de rosca). Esta situação causada pela elevação do ar quente, causou ventos fortes na noite de segunda-feira (26) sobre a região de Porto Alegre e, também, sobre o Nordeste gaúcho com a queda da pressão atmosférica (que influencia o clima tanto nas temperaturas quanto na movimentação dos ventos e na formação de chuvas) na Capital e região metropolitana.

Alguns dados, saliente-se não todos, indicam a possibilidade de chuva localmente forte a ocasionalmente torrencial na parte Norte da Lagoa dos Patos, região de Porto Alegre e Litoral Norte entre a noite desta segunda e o começo da terça, o que exige atenção. Ao longo da terça, o ciclone se intensifica, antes de começar a perder intensidade e se afastar na quarta-feira. 

As áreas de chuva mais forte devem se afastar para o oceano durante esta terça, mas a circulação de umidade do ciclone traz nuvens e chance de chuva para pontos do Leste e do Sul do Rio Grande do Sul. Como é comum em circulação ciclônica, formam-se nuvens isoladas de maior desenvolvimento vertical capazes de provocar pancadas fortes passageiras e localizadas, às vezes até com granizo.

Ventos e a falta de luz

Com os ventos que sopraram na noite de segunda-feira em boa parte da região, muitos moradores tiveram transtornos, como queda de energia. De acordo com a RGE, em função das chuvas está sendo feito o atendimento de ocorrências espalhadas por várias área de concessão, sem concentração de volume de clientes sem energia elétrica.

Ainda de acordo com a RGE, as regiões mais afetadas são: Vale dos Sinos, Vale do Taquari e Região Norte. A normalização do fornecimento da energia se dará conforme os trabalhos forem concluídos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual