Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Meteorologia

Última semana da primavera terá predomínio da instabilidade na região; há risco de temporais

Novo Hamburgo teve alagamentos por conta do forte temporal neste domingo; em 24 horas, acumulados na cidade ultrapassaram os 30 milímetros de acordo com a Defesa Civil

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 13.12.2020 às 21:28 Última atualização: 13.12.2020 às 21:29

Ventos fortes, queda de árvores e alagamentos. O temporal que atingiu o Vale do Sinos e a região metropolitana foi consequência de uma frente fria que chegou com força, principalmente neste domingo (13), após uma sequência de dias abafados e temperaturas que chegaram perto dos 40°C. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, tenente Claudiomiro da Fonseca, em 24 horas o acumulado das chuvas chegou aos 32 milímetros, sendo que quase metade aconteceu em apenas seis horas.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a região deve iniciar a última semana da primavera com instabilidade e risco de temporais em diversas áreas, especialmente na região dos vales do Sinos, Caí e Paranhana. As máximas, ao contrário do fim da última semana, tendem a ser mais amenas.

Nesta segunda-feira (14), as marcas no período da tarde oscilam entre 25 e 27 graus. A partir de terça-feira (15), porém, o aquecimento será notável e as marcas em várias partes do Estado devem chegar aos 30°C. Existe risco de pancadas isoladas de chuva, assim como na quarta (16), quinta (17) e sexta-feira (18). Não se descarta o risco de temporais isolados nesses dias, por conta do abafamento na segunda metade da semana.

Segundo a MetSul, os volumes devem ser irregulares, como no fim de semana.

Região Sul

A semana que começa deve ser marcada novamente por temporais no Sul do Brasil. Além do risco de temporais no Rio Grande do Sul, o alerta é emitido também para Santa Catarina e  Paraná. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual