Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul No RS

Ministério Público identifica 46 casos de fura-filas da vacinação contra a Covid-19

Em duas semanas, foram feitas no Estado 487 denúncias. Se a irregularidade for confirmada, a Promotoria vai oferecer denúncia criminal ou ingresso de ação por improbidade administrativa.

Publicado em: 06.02.2021 às 10:49

Em 15 dias, o Ministério Público gaúcho (MP) recebeu 487 denúncias de fura-filas na vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Depois de analisar todas as notificações, o MP identificou 46 casos relacionados a pessoas que não compõem o grupo prioritário. 

As denúncias foram feitas em um formulário eletrônico entre os dias 21 de janeiro e 4 de fevereiro. As irregularidades envolvem funcionários públicos de áreas administrativas, agentes políticos e outros casos de falsidade ideológica. Os casos estão sendo encaminhadas às promotorias de Justiça para instauração de expedientes de investigação e, se confirmada a ilegalidade, será oferecida denúncia criminal ou ingresso de ação por improbidade administrativa.

Segundo o MP, das 487 notícias de supostas irregularidades, houve casos denunciados mais de uma vez, outros que foram remetidos ao denunciante para que complemente as informações possibilitando a continuidade da investigação ou que direcione a outro canal por não se tratar de prática de fura-fila. 

Ainda, foram noticiados casos de profissionais da saúde, integrantes do grupo prioritário, que anteciparam em alguns dias a vacinação.

Como denunciar quem fura fila

O formulário para denunciar “fura-filas” está disponível no site www.saude.rs.gov.br. Basta preencher o nome completo (que é mantido em sigilo), telefone ou e-mail de contato e descrever qual fato deseja denunciar. Também é possível anexar uma foto, vídeo ou documento que comprove a irregularidade. A pessoa precisa ainda informar a cidade e o local onde aconteceu a vacinação.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.