Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Meteorologia

Virada no tempo provoca rajadas de vento e queda de temperaturas no Estado

Com passagem de ciclone extratropical, temperaturas devem cair no final deste domingo e permanecem mais baixas no início da semana

Publicado em: 11.04.2021 às 15:43 Última atualização: 11.04.2021 às 15:47

Com passagem de ciclone extratropical, temperaturas devem cair no final deste domingo e permanecem mais baixas no início da semana Foto: Jauri Belmonte / GES-Especial
Um ciclone extratropical na costa gaúcha e uma frente fria associada a ele, devem provocar rajadas de vento e chuva em algumas regiões do Estado no final deste domingo. Entre a Fronteira Oeste, Campanha e Sul gaúcho, a chuva pode ser pontualmente mais expressiva e com trovoadas. Na faixa leste gaúcha, as rajadas de vento podem ficar entre 70 e 90km/h.

Segundo a Metsul Meteorologia, a tendência é de uma troca muito rápida de massas de ar, saindo o ar muito quente e entrando ar mais frio.

Além do ciclone, que se encontra a Leste do Rio da Prata, na costa do Uruguai, uma soma de outros fenômenos vai causar a radical mudança do tempo. Uma corrente de vento em baixos níveis da atmosfera sobre o Rio Grande do Sul, traz ar quente. Há também uma frente fria que resulta do ciclone avançando pelo Estado.

O calor que permanece durante o dia será seguido por aumento de nuvens e fortes a intensas rajadas de vento que já foram percebidas na tarde deste domingo (11) em cidades do Vale do Sinos. Com o vento, segundo a Metsul, a temperatura vai cair rápida e bruscamente. Assim, o domingo que começou muito quente terminará com marcas amenas nos termômetros.

O declínio maior da temperatura, entretanto, vai ocorrer no início da segunda-feira (12) com ar mais frio da Argentina. Por isso, o amanhecer da segunda será bastante ameno em grande parte do Rio Grande do Sul com marcas entre 10ºC e 15ºC em grande número de cidades.

Apesar da queda nas temperaturas, as chuvas devem acontecer de forma irregular e escassa. A chance maior de chuva é em pontos do Oeste e do Sul. Na Metade Norte, grande parte das cidades não deve ter chuva.

Após o ciclone, tempo firme predomina

Segundo a Sala de Situação da Sema, que faz o monitoramento, prevenção e mapeamento de eventos hidrológicos, após a passagem do ciclone extratropical e da frente fria associada a ele, o tempo firme volta a predominar no Rio Grande do Sul. Isso porque uma massa de ar mais frio e seco passa a atuar no Estado. As temperaturas diminuem nesta segunda-feira (12), em relação aos dias anteriores. A terça-feira (13) será mais um dia de tempo firme no RS. O dia inicia com leve frio pela manhã, principalmente na faixa leste gaúcha. Na parte da tarde as temperaturas se elevam, mas o calor não será extremo. Nas horas mais quentes do dia, o destaque fica por conta dos baixos índices deumidade relativa do ar, que atingem níveis críticos.

Previsão do tempo

No Vale do Sinos a temperatura cai nos próximos dias, mas o tempo permanece sem chuva. Na segunda-feira (12) a temperatura fica entre 16 e 25 graus. Na terça (13) o tempo permanece firme com temperaturas ficando entre 14 e 28 graus. Na quarta (14) o céu fica encoberto, mas a temperatura se eleva ficando entre 17 e 30 graus.

No Vale do Paranhana a temperatura também cai na segunda-feira ficando entre 18 e 24 graus. Na terça há pequena elevação na temperatura e o tempo permanece firme. A mínima fica em 15 e a máxima em 27 graus. Na quarta o céu fica encoberto e a temperatura fica entre 18 e 30 graus.

No vale do Caí o tempo permanece firme no início da semana. Na segunda-feira a mínima fica nos 17 e a máxima não ultrapassa os 24 graus. Na terça a temperatura fica entre 13 e 26 graus. Já na quarta há chance de chuva ao longo do dia, a mínima fica em 17 e a máxima chega aos 29 graus.

No Vale do Gravataí o tempo permanece firme no início da semana. Na segunda-feira a temperatura fica entre 16 e 24 graus. Na terça a mínima será de 17 e a máxima não ultrapassa os 26 graus. Na quarta o céu fica encoberto, a mínima fica em 19 e a máxima deve chegar aos 30 graus.

Na Serra as temperaturas permanecem mais baixas em comparação com outras regiões. Na segunda-feira a mínima deve ser de 11 e a máxima não ultrapassa os 20 graus. Na terça as temperaturas ficam entre os 10 e os 21 graus. Na quarta as temperaturas se elevam e o céu deve ficar encoberto. Mínima de 14 e máxima de 24 graus.

No litoral norte a semana deve começar com chuva por conta do ciclone extratropical que causará queda das temperaturas no território gaúcho. Na segunda a chuva pode acontecer ao longo do dia e as temperaturas ficam entre 17 e 25 graus. Na terça a chuva para e a temperatura fica entre os 18 e 24 graus. Na quarta a nebulosidade avança mas sem risco de chuva, a mínima fica em 22 e a máxima não ultrapassa os 25 graus.



Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.