Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Deu pra se perder

Cinco pontos para entender a reviravolta pela qual o RS passou nesta terça

Piratini deve publicar ainda hoje novo decreto que coloca todo o Estado em bandeira vermelha

Publicado em: 27.04.2021 às 16:55 Última atualização: 27.04.2021 às 19:36

Atual modelo do Distanciamento Controlado segue até 10 de maio Foto: PMSL/Divulgação
A decisão da Justiça de manter a suspensão das aulas presenciais na bandeira preta provocou forte reação no governo gaúcho. Após reuniões na manhã desta terça-feira (27), com deputados, prefeitos e o Gabinete de Crise, o governador Eduardo Leite anunciou que o Rio Grande do Sul inteiro voltará à bandeira vermelha. Para isso, um novo decreto deve ser publicado ainda hoje, trazendo as novas regras.

Considerado uma manobra por diversas entidades, a intenção do governo é fazer a retomada das aulas no RS o quanto antes. Neste movimento, pontos centrais da gestão de Leite junto ao Modelo do Distanciamento Controlado foram afetados.

Abaixo, confira uma lista com cinco pontos para compreender a reviravolta ocorrida no RS nesta terça-feira. 

1 - Volta da bandeira e suspensão da cogestão

O sistema de cogestão, que permite aos municípios adotarem regras mais brandas à bandeira da região, está suspenso até 10 de maio. A medida foi tomada para evitar que os municípios adotem protocolos compatíveis à bandeira laranja, uma vez que os indicadores ainda apontam risco alto (vermelha).

2 - Salvaguarda

A salvaguarda regional será extinta para bandeira preta, ou seja, o mecanismo deveria ser acionado quando a relação entre leitos de UTI livres e ocupados por pacientes com Covid-19 chegava a 0,35. Agora, a salvaguarda fica mantida para bandeira vermelha.

Assim, quando uma região apresentar bandeira vermelha ou preta no Indicador 6 (hospitalizações para cada 100 mil habitantes da região) e o Indicador 8 (leitos livres/leitos Covid da macrorregião) estiver menor ou igual a 0,8, a trava é acionada e a região será classificada em bandeira vermelha mesmo que a sua média for mais baixa.

3 - Volta às aulas

Como pelo novo decreto, que ainda precisa ser publicado, o Estado todo volta à bandeira vermelha, as aulas presenciais estão permitidas. Até o momento, ainda não está claro se podem voltar todas as séries ou se fica mantida apenas o retorno da Educação Infantil e o 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. 

4 - Regras da bandeira vermelha

Na prática, as regras da bandeira vermelha não devem alterar a rotina atual dos gaúchos – sem contar, obviamente a situação da Educação. Os protocolos que seguirão até o dia 10 de maio são os mesmos adotados atualmente devido ao modelo de cogestão.

5 - Fim do Distanciamento Controlado

O governador Eduardo Leite confirmou que o atual modelo do Distanciamento Controlado já tem data para acabar: 10 de maio, quando completa um ano de vigência. O Estado deverá adotar um novo modelo de gestão da crise sanitária, mas que ainda será debatido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.